O encontro reuniu idosos atendidos pelos equipamentos da rede socioassistencial do municípioGilberto Rocha/ PMSJM

São João de Meriti - A Prefeitura de São João de Meriti, através da Secretaria Municipal de Assistência Social, promoveu uma roda de conversa especial em alusão ao Junho Violeta, mês de combate à violência contra a pessoa idosa.
O encontro reuniu idosos atendidos pelos equipamentos da rede socioassistencial do município. A atividade foi conduzida pela psicóloga e palestrante Cláudia Aparecida, que propôs dinâmicas lúdicas e interativas, estimulando a autoestima, o afeto e o fortalecimento de vínculos entre os participantes.
“É fundamental levar informação sobre os cuidados, a prevenção e a qualidade de vida na terceira idade. Precisamos empoderá-los e dar esse espaço para refletirem e serem cuidados, pelos profissionais da assistência social e da saúde mental”, explicou Cláudia Aparecida Bonfim, psicóloga e especialista em saúde mental.
A subsecretária municipal de Assistência Social, Carla Fernandes, destacou o papel da rede de proteção. “Nosso compromisso é garantir dignidade em todas as fases da vida. Valorizamos cada idoso atendido nos nossos CRAS, CREAS e centros de convivência, e seguimos atentos ao combate a qualquer forma de violência”, comentou Carla.
A subsecretária Carla Fernandes (centro) destacou o papel da rede de proteção em Meriti - Gilberto Rocha/ PMSJM
A subsecretária Carla Fernandes (centro) destacou o papel da rede de proteção em MeritiGilberto Rocha/ PMSJM
“Esses encontros reforçam que o envelhecimento deve ser respeitado, ativo e saudável. Precisamos ouvir nossa melhor idade e oferecer esse acolhimento”, completou a superintendente municipal da Proteção Social Básica, Cristiane Marçal.
A moradora de Éden, Vanda da Silva, de 67 anos, participou da roda e aprovou a iniciativa. “Foi uma tarde maravilhosa. A gente riu, aprendeu e se sentiu acolhida. Esses momentos são importantes para a gente trocar experiências e abrir o coração”, relatou.