São João de Meriti retomou,após dez anos, debate políticas públicas para mulheres, com a realização da 5ª Conferência MunicipalGilberto Rocha/ PMSJM

São João de Meriti - Após dez anos sem realização, São João de Meriti retomou seus debates sobre políticas públicas para mulheres. A Subsecretaria da Mulher promoveu a 5ª Conferência Municipal com intervenções culturais, delegadas eleitas e anúncio da reabertura da Maternidade do Morrinho.
O prefeito Léo Vieira destacou o comprometimento da gestão com a pauta de gênero.
“É uma alegria poder ver que todas as nossas secretarias estão buscando retomar a execução das políticas públicas para mulheres, não somente a Secretaria de Cidadania, que tem sido incansável nessa pauta, mas também quero destacar a Secretaria de Saúde, que está a todo vapor para que, no dia 21 de agosto, possamos devolver a Maternidade do Morrinho à população”, afirmou.
O prefeito Léo Vieira destacou o comprometimento da gestão com a pauta de gênero e anunciou a reabertura da maternidade municipal - Gilberto Rocha/ PMSJM
O prefeito Léo Vieira destacou o comprometimento da gestão com a pauta de gênero e anunciou a reabertura da maternidade municipalGilberto Rocha/ PMSJM
A proposta da conferência foi fortalecer a participação social e fomentar a criação de políticas públicas voltadas à promoção da igualdade de gênero, autonomia econômica, saúde, segurança e educação para as mulheres meritienses.
Um dos momentos marcantes do evento foi a intervenção cultural da quadrilha junina Gonzagão do Pavilhão. A apresentação, intitulada “Ave Maria, Salve Maria”, trouxe um grito artístico contra o feminicídio.
Na ocasião, foram eleitas 14 delegadas, sendo dez da sociedade civil e quatro do poder público, que representarão o Meriti na próxima etapa estadual.
A vice-prefeita e secretária de Cidadania e Direitos Humanos, Drª Letícia Costa, reforçou que a realização da conferência simboliza um novo momento para a cidade.
“Essa conferência é uma conquista não somente para a prefeitura, e sim para todas as mulheres meritienses. Há dez anos não acontecia um espaço como este de debate sobre políticas públicas para mulheres, e isso é apenas um início. Estamos com seis meses de governo e já avançamos muito. Lançamos o Sistema Ela Meriti, aprovamos a criação da Casa da Mulher Meritiense e agora vamos devolver à população a nossa maternidade”, destacou.
A subsecretária da Mulher, Ruth Tebaldi, emocionou-se ao lembrar que a realização da conferência marca uma vitória coletiva, fruto de uma luta que teve início com um panelaço no bairro Engenheiro Belford, que reivindicava a criação da Delegacia Especializada de Atendimento à Mulher (DEAM) e de um hospital voltado ao atendimento feminino no município. Hoje, ambas as estruturas existem e estão sendo fortalecidas.
A 5ª Conferência Municipal de Políticas Públicas para Mulheres de São João de Meriti representou o retorno de um compromisso institucional com os direitos das mulheres, articulando cultura, gestão pública e protagonismo feminino.