Meriti realiza 7ª Conferência Municipal das Cidades com foco em desenvolvimento urbano e participação popular Gilberto Rocha/ PMSJM

São João de Meriti - A 7ª Conferência Municipal das Cidades reuniu autoridades, especialistas e a população no Centro Cultural Meritiense, com o objetivo de discutir diretrizes para o futuro urbano do município, alinhadas ao desenvolvimento sustentável e à melhoria da qualidade de vida.
Com o tema "Construindo a Política Nacional de Desenvolvimento Urbano: Caminhos para cidades inclusivas, democráticas, sustentáveis e com justiça social", a conferência seguiu os eixos temáticos definidos nacionalmente, entre eles: habitação de interesse social, mobilidade urbana, regularização fundiária, planejamento territorial, participação social e sustentabilidade.
Os debates visaram colher propostas e eleger delegados para a etapa estadual, que contribuirão para a formulação de políticas públicas na conferência nacional.
O evento teve como objetivo discutir diretrizes para o futuro urbano do município - Gilberto Rocha/ PMSJM
O evento teve como objetivo discutir diretrizes para o futuro urbano do municípioGilberto Rocha/ PMSJM
O prefeito Léo Vieira destacou a importância do evento para o desenvolvimento de Meriti. "Nossa cidade vive um novo momento. Ouvindo a população e planejando com responsabilidade, estamos avançando na habitação, na infraestrutura e na urbanização. Essa conferência reforça o nosso compromisso de fazer uma cidade mais justa, acessível e organizada para todos", afirmou.
O evento contou com a presença do superintendente de Articulação e Integração Regional da Secretaria de Estado das Cidades, Bruno Lessa, representando o secretário estadual da pasta, Douglas Ruas; do renomado arquiteto e urbanista Vicente Loureiro; do assessor jurídico da Presidência da Agetransp, Yubirajara Corrêa e da superintendente de Projetos da Secretaria Municipal de Ambiente de Meriti, Priscila Cunha. Também participaram representantes da sociedade civil, lideranças comunitárias, conselhos e movimentos sociais.
Secretariado municipal de Meriti compareceu para participar e prestigiar a 7ª Conferência Municipal das Cidades - Gilberto Rocha/ PMSJM
Secretariado municipal de Meriti compareceu para participar e prestigiar a 7ª Conferência Municipal das CidadesGilberto Rocha/ PMSJM
O secretário municipal de Habitação, Urbanismo e Iluminação Pública, Leonardo Vieira, apresentou todo o trabalho realizado durante o primeiro semestre da gestão.
"É fundamental debater os rumos do desenvolvimento urbano com quem vive e conhece os desafios do território. Fizemos muitas ações que já demonstram um novo rumo na cidade, e em breve serão implementados mais projetos e programas para continuarmos transformando Meriti no caminho certo”, explicou Leonardo, que pontuou sobre as obras emergenciais de drenagem e saneamento, mutirões de limpeza e o programa de Regularização Fundiária que será iniciado ainda este ano.
O secretário de Habitação, Urbanismo e Iluminação Pública, Leonardo Vieira - Gilberto Rocha/ PMSJM
O secretário de Habitação, Urbanismo e Iluminação Pública, Leonardo VieiraGilberto Rocha/ PMSJM
O superintendente estadual de Articulação e Integração Regional da Secretaria de Estado das Cidades, Bruno Lessa, comentou sobre o encontro. “Esse espaço é essencial para pensar coletivamente o futuro urbano. Nosso papel é justamente incentivar e apoiar os municípios nesse processo de escuta, construção e planejamento”, frisou.

Estiveram também presentes, o presidente da Câmara de Vereadores, Doca Brazão, o presidente do Sincovame (Sindicato do Comércio Varejista de São João de Meriti), Sérgio Claro, além do secretariado municipal.