São João de Meriti - A Prefeitura de São João de Meriti participou de uma formaçãointensiva sobre alfabetização voltada aos profissionais da rede pública de ensino. A iniciativa integra as ações do Compromisso Nacional Criança Alfabetizada RJ, desenvolvida pela Secretaria de Estado de Educação e com a Fundação Getulio Vargas (FGV), em parceria com os 92 municípios fluminense.
Durante quatro dias de atividades formativas, os profissionais tiveram a oportunidade de fortalecer suas práticas pedagógicas com foco na alfabetização de todas as crianças até o 2º ano do ensino fundamental.
As formações foram organizadas em cinco trilhas, direcionadas a diferentes públicos da rede municipal: professores do 1º e 2º ano, professores do 3º ao 5º ano, gestores escolares, coordenadores pedagógicos e técnicos da Secretaria de Educação.
As formações foram organizadas em cinco trilhas para fortalecer as práticas pedagógicas com foco na alfabetizaçãoVitor Zanfagnini/ PMSJM
A secretária municipal de Educação, Eneila Lucas, destacou a importância do treinamento. "Acreditamos que investir na formação continuada é um dos caminhos mais eficazes para melhorar a qualidade do ensino. Queremos crianças alfabetizadas, letradas e compreendendo todo esse universo. Com qualidade e equidade, vamos trabalhar para melhorar os índices”, explicou.
O encontro contou com momentos de escuta qualificada, construção coletiva e reflexões importantes sobre os desafios e as possibilidades de garantir o direito de aprender a cada criança meritiense.
As gestoras da Escola Municipal Amélia Barbosa de Moura, Cíntia Souza, e da Escola Municipal Armando de Oliveira, Janaína Firmino, participaram da trilha voltada para a área. "Essa formação permitiu ampliar os nossos olhares. Saímos daqui com novas estratégias para motivar os alunos nos avanços da leitura e escrita”, contou Cíntia. “Esse espaço de escuta e partilha é muito rico. O diálogo entre teoria e prática que vivenciamos aqui faz toda a diferença no nosso trabalho nas unidades de ensino”, acrescentou.
Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor.