Prefeitura de Meriti promove formação para profissionais da alimentação escolar Gilberto Rocha/ PMSJM

São João de Meriti – A Prefeitura de Meriti promoveu, nesta quinta-feira (31), uma formação para profissionais da alimentação escolar, a Jornada Municipal dos Manipuladores da Alimentação Escolar. Evento reuniu merendeiras e ajudantes de cozinha no auditório da Escola Municipal Professora Graça Grijó.
A formação é uma exigência da legislação sanitária (como a RDC 216 da Anvisa) e reforça o compromisso do município com a qualidade da alimentação escolar, promovendo boas práticas de higiene, manipulação e armazenamento dos alimentos.
Jornada reuniu merendeiras e ajudantes de cozinha da rede municipal em um dia de troca e aprendizado  - Gilberto Rocha/ PMSJM
Jornada reuniu merendeiras e ajudantes de cozinha da rede municipal em um dia de troca e aprendizado Gilberto Rocha/ PMSJM
“Nossas merendeiras e ajudantes trabalham diariamente para garantir uma alimentação segura, saudável e feita com carinho para nossos alunos. Valorizar e capacitar é também investir em uma educação de qualidade”, enfatizou a secretária municipal de Educação, Eneila Lucas.
Secretária municipal de Educação, Eneila Lucas, enfatizou que a jornada é uma forma de cuidar de quem cuida dos alunos - Gilberto Rocha/ PMSJM
Secretária municipal de Educação, Eneila Lucas, enfatizou que a jornada é uma forma de cuidar de quem cuida dos alunosGilberto Rocha/ PMSJM
Profissionais da alimentação escolar
A coordenadora municipal de Nutrição Escolar, Denize Costa, ressaltou a importância da troca entre os profissionais. “Além do aprendizado técnico seguindo as diretrizes do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE), esse encontro fortalece os vínculos entre as equipes. É gratificante ver o quanto elas se dedicam e compartilham experiências que ajudam a melhorar ainda mais o nosso serviço”.
A merendeira da Escola Municipal Rui Barbosa, Sandra Regina, que atua há 28 anos na rede, falou com emoção sobre o encontro. “A gente faz tudo com muito amor pelos alunos. Encontro ex-alunos nas ruas e ainda recebo esse carinho pelos momentos em que fiz a comida e servi eles. É gratificante saber que fizemos parte da história de cada um deles”.
Merendeira na rede municipal de ensino há 28 anos, Sandra Regina - Gilberto Rocha/ PMSJM
Merendeira na rede municipal de ensino há 28 anos, Sandra ReginaGilberto Rocha/ PMSJM
A ajudante de cozinha da Escola Municipal Professora Graça Grijó, Flávia Valentim, nova na função, comemorou a oportunidade de aprender mais. “Cada palestra trouxe algo novo, apesar da gente já ter todos esses cuidados como dona de casa. Com todas as recomendações, me sinto ainda mais preparada para exercer esse trabalho”.