O Museu Regional do Sal Manoel Maria de Mattos, em São Pedro da AldeiaAscom São Pedro da Aldeia
Museu Regional do Sal inaugura nova exposição fotográfica neste sábado (29) em São Pedro
Exposição "Ouro Branco" é de autoria do fotógrafo Frederico Santa Rosa. Visitação é gratuita
O Museu Regional do Sal Manoel Maria de Mattos, em São Pedro da Aldeia, abre ao público, neste sábado (29), às 19h, a sua nova exposição fotográfica: “Ouro Branco”. Os registros são de autoria do artista Frederico Santa Rosa, o presidente da Associação Fotográfica de Cabo Frio (Afocaf). A mostra é promovida pela Prefeitura de São Pedro da Aldeia, por meio da Secretaria de Turismo, e a visitação é gratuita.
A secretária de Turismo, Claudia Tinoco, celebra a exibição da nova mostra. “O Frederico é um fotógrafo reconhecido como um artista múltiplo, com várias facetas, cada uma mais interessante que a outra, é muito talento. Estamos honrados em receber a ‘Exposição Ouro Branco’ no Museu Regional do Sal Manoel Maria de Mattos”, afirmou.
Sob o olhar de Frederico Santa Rosa, a exposição vai exibir fotografias que retratam uma viagem histórica pelas salinas, cenário que compunha e ainda compõe a iconografia da Região dos Lagos. O nome Ouro Branco, como o sal ficou conhecido quando sua produção era o principal indutor da economia regional, sobretudo entre os anos 1960 e 1970, remete à riqueza gerada pela indústria salineira no período.
O diretor do Museu Regional do Sal, Alexandre Martins, convida os moradores para a nova exposição. “O nosso Museu do Sal, primeiro e único do Brasil, já é um ponto de referência para a conservação da história de São Pedro da Aldeia e da Região dos Lagos, mais especificamente na temática do sal e das salinas. E nada como a arte para lembrar a história e resgatar a memória. A exposição Ouro Branco, do fotógrafo Frederico Santa Rosa vai encantar os moradores. Aguardamos a todos”, disse.
Frederico Santa Rosa é fotógrafo há mais de 10 anos. Atualmente, o profissional participa como artista permanente da Galeria 27, em Porto da Barra, no município de Búzios. A mostra “Ouro Branco” irá substituir a exposição “Wolney e o Sal”, exibida desde a abertura oficial do espaço, entre os dias 30 de maio e 23 de julho.
O Museu Regional do Sal Manoel Maria de Mattos está localizado na Rodovia Amaral Peixoto (RJ-106), na altura do bairro Flexeira, e funciona de quinta a domingo, incluindo feriados, das 10h às 18h. As visitas mediadas acontecem às quintas e sextas-feiras, às 11h e às 15h, e aos sábados e domingos, às 15h. É necessário agendamento para visitação em grupo.
Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor.