Efluentes irregulares na Laguna de AraruamaReprodução/Rede social
De acordo com informações, em Cabo Frio, uma empresa de serviços náuticos, localizada no bairro Ilha da Draga, ao lado do Mercado do Peixe, foi flagrada lançando efluentes oleosos e produtos químicos diretamente no Canal do Itajuru, sem qualquer tipo de tratamento.
O Instituto Estadual do Ambiente (Inea) autuou o empreendimento e determinou a paralisação imediata do descarte.
Já em São Pedro da Aldeia, ainda conforme a ocorrência, um posto de combustíveis na Praia Linda foi autuado por lançar efluentes sanitários e oleosos em um afluente que deságua na laguna. A autuação foi realizada com base na Lei Estadual nº 3.467/2000, que prevê multas entre R$ 400 e R$ 1 milhão.
A operação foi conduzida pelo Inea, por meio da Superintendência Lagos São João, em conjunto com o Comando de Polícia Ambiental e as Secretarias Municipais de Meio Ambiente de São Pedro da Aldeia e Cabo Frio. De acordo com os órgãos envolvidos, as fiscalizações foram baseadas em investigações e monitoramentos prévios que detectaram irregularidades ambientais nas margens do sistema lagunar.
Ao todo, 28 empreendimentos foram vistoriados nas duas cidades. Do total, 12 foram autuados e outros 23 notificados para realizar a adequação dos sistemas de controle e regularização ambiental.
A operação visa intensificar o controle sobre atividades poluidoras e proteger a Laguna de Araruama, que é considerada um dos principais patrimônios naturais da região.
Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor.