Saquarema apresenta nova Secretaria de Direitos dos Animais Divulgação/Prefeitura de Saquarema

A prefeita Manoela Peres e a Secretária Municipal dos Direitos dos Animais, Adriana de Vander, participaram, na manhã da última segunda-feira (13), de encontro com cuidadores de animais domésticos e apoiadores da causa animal, em Saquarema. Na ocasião, foi explicado como será o funcionamento da nova secretaria e apresentadas as ações, novos projetos e as respectivas políticas públicas a serem adotadas no município. A reunião foi realizada em Jaconé.
Criada em dezembro de 2022, a Secretaria Municipal dos Direitos dos Animais tem como atribuição assegurar e proteger a vida e preservar o bem-estar dos animais, promovendo o estímulo à conscientização para a guarda responsável, bem como prevenir e combater os maus-tratos e toda forma de violência, atos de crueldade e negligência, eventualmente praticadas no âmbito do município de Saquarema.
Durante o encontro, os cuidadores puderam apresentar suas demandas e falar sobre as expectativas em relação à nova Secretaria. Já a Prefeita Manoela Peres ressaltou que está desenvolvendo uma série de ações com o intuito de auxiliar aqueles que atuam na proteção e cuidado dos animais do município: “Com a criação da nova Secretaria, teremos condições de prestar mais apoio à causa animal, tornando mais confortáveis as vidas dos pets, dos cuidadores e da população de Saquarema”, destacou.
“A ideia é unir forças e trabalhar em prol do bem-estar animal. Temos vários projetos que colocaremos em prática para dar mais qualidade de vida aos pets da nossa cidade e também vamos lançar o cadastro municipal de cuidadores de animais de Saquarema”, explicou a secretária municipal dos Direitos dos Animais, Adriana de Vander.
O cadastro
Dito e feito: A Prefeitura de Saquarema iniciou já nesta terça-feira, 14, o processo de cadastro dos cuidadores de animais domésticos e entidades de proteção animal no município. A ação tem como finalidade possibilitar o estabelecimento de estimativas, a prestação de orientações e a definição de programas e políticas públicas oferecidas pela Prefeitura de Saquarema, relativas à proteção e ao direito animal.

Estão habilitados a se cadastrar os cidadãos ou instituições que já atuam recolhendo das ruas ou abrigando animais domésticos, como cães e gatos: “O cadastramento é voltado aos cuidadores, que garantem a esses animais a alimentação e outros cuidados necessários para que eles tenham saúde e integridade física reestabelecidas, levando-os para castração, vacinação ou adoção", completou a secretária.

Após a análise final dos dados pela Secretaria Municipal dos Direitos dos Animais, executora do projeto, os cuidadores e entidades de proteção cadastrados serão comunicados para o prosseguimento da ação, que poderá exigir comparecimento presencial na sede da Secretaria ou visita da equipe técnica.

O cadastramento dos cuidadores de animais domésticos e entidades de proteção animal de Saquarema é realizado de forma virtual, através da plataforma GoogleForms, e ficará disponível até o dia 14 de abril de 2023. Para acessar na íntegra o formulário e se cadastrar, é só acessar o link.