Prefeitura de Saquarema inicia Campanha Nacional de Vacinação Contra a GripeDivulgação/Prefeitura de Saquarema

A Prefeitura de Saquarema, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, iniciou nesta terça-feira (11), a Campanha Nacional de Vacinação Contra a Gripe. A vacina já está disponível em todos os postos de saúde do município, de segunda a sexta-feira, das 9h às 16h.
Nesta primeira semana, a vacinação será realizada em pessoas acima de 60 anos, crianças de 6 meses a menores 6 anos (5 anos, 11 meses e 29 dias), gestantes, puérperas (até 45 dias após o parto), povos indígenas e imunossuprimidos.
Já na semana de 17 de abril, a vacinação será para os profissionais da saúde e educação, pessoas com deficiência permanente, pessoas com comorbidades, profissionais de transporte coletivo rodoviário de passageiros urbano e de longo curso, profissionais portuários, profissionais das forças de segurança e salvamento, profissionais das forças armadas, profissionais do sistema prisional e população privada de liberdade.
É importante alertar à população que não serão vacinadas as pessoas fora dos grupos prioritários definidos pelo Ministério da Saúde.
De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde, é importante que todo público-alvo se vacine, mesmo quem já se vacinou em outra ocasião, pois o imunizante usado sofre alterações em sua composição ao longo dos anos, conforme o cenário epidemiológico. Sendo assim, o Programa Municipal de Imunização (PMI) busca desenvolver um trabalho em parceria com a Atenção Básica, Programa de Atenção Integral à Saúde da Mulher, Criança e Adolescente, Saúde do Idoso, Saúde do Trabalhador e neste esforço alcançar coberturas vacinais adequadas para a proteção da população em vulnerabilidade.
Contraindicação
Há contraindicação para pessoas com alergia aos componentes da vacina contra a gripe, principalmente à proteína do ovo. Portadores de doenças neurológicas e síndrome Guillain-Barré devem consultar um médico antes de tomar a vacina e seguir suas orientações. Para pessoas que tenham apresentado febre recente, é recomendado adiar a vacinação até que o estado de saúde melhore.