Campeão WSL, Italo Ferreira, do BrasilThiago Diz/Divulgação WSL

O enorme público que vem lotando a Praia de Itaúna, segue aproveitando as diversas atrações e ativações da Vila dos Patrocinadores, que funciona todos os dias em Saquarema, enquanto a competição não retorna. Agora, cresce a expectativa pelo show dos melhores surfistas do mundo dentro d'água, com o Vivo Rio Pro apresentado por Corona podendo retornar nesta quarta-feira (28) no Maracanã do surfe brasileiro. A primeira chamada foi marcada para as 6h45 na Capital Nacional do Surf, na Região dos Lagos do Rio de Janeiro.

“A gente espera que o swell (ondulação) comece a aparecer no período da tarde aqui em Itaúna. A boa notícia que a gente recebeu da Surfline, que faz as previsões de ondas para a World Surf League, é de que o swell de amanhã (quarta-feira), que estava na casa dos 2 a 4 pés, deu uma melhorada para 3 a 5 pés”, disse Renato Hickel, Diretor de Circuitos e Competições da WSL. “Se tudo se confirmar, a gente pretende botar as baterias na água nessa quarta-feira, para tentar fazer as 10 eliminatórias da segunda fase. E seguimos com aquele plano de terminar o campeonato em boas condições no sábado, que é o último dia da janela do evento”.
Enquanto isso, o enorme público que lotou a Capital Nacional do Surf, segue aproveitando e curtindo as várias ativações e diversões da Vila dos Patrocinadores do Vivo Rio Pro apresentado por Corona em Saquarema. Ela fica aberta todos os dias, havendo ou não competição, com os estandes promovendo diversões, ou fazendo brincadeiras valendo brindes. Na terça-feira (27), o estande do Banco do Brasil foi o que atraiu mais público pela manhã, com duas estrelas patrocinadas pelo Banco do Brasil, o campeão mundial Italo Ferreira e Tatiana Weston-Webb, fazendo uma sessão de autógrafos e selfies para os fãs.

“É legal aproveitar esses dias que não têm ondas, para ficar envolvido com todo o público, toda a galera que está vindo todos os dias sem campeonato para cá”, disse Italo Ferreira, que já até se divertiu na piscina de ondas da Vivo. “O evento está bem organizado, com ativações incríveis das marcas e fico feliz em estar fazendo parte disso. Eu já fui ali na piscininha da Vivo, que está muito maneira. Já fui duas vezes ontem e acabei acordando hoje com a perna toda dolorida (risos). Mas hoje devo voltar lá, porque não tem ondas, então assim a gente deixa o corpo em movimento”.
Tatiana Weston-Webb também falou sobre essa oportunidade de interagir mais com a torcida brasileira, já que ela mora no Havaí: “Está sendo muito irado, está demais. Deu para fazer umas coisas que eu nunca tinha feito, então estou aproveitando bastante. Os fãs mais calorosos do mundo são aqui do Brasil e eu estou aproveitando esse contato com eles ao máximo”.

Tatiana também comentou sobre o confronto direto por vaga entre as top-5 do ranking, contra a norte-americana Caitlin Simmers. Esta será a segunda bateria a entrar no mar, quando retornar o Vivo Rio Pro apresentado por Corona em Saquarema: “Eu estou muito orgulhosa de estar nessa briga e confiante de que eu posso passar essa bateria, para continuar lutando para ficar nas top-5”.
A Vila dos Patrocinadores inicia com um bar 100% natural da Corona e o estande do Banco do Brasil com uma tirolesa com uma prancha para surfar no ar e uma parede de escalada. Do outro lado tem o da Vivo apresentando como principal atração a Wave Garden, uma piscina de ondas em plena areia de Itaúna. Tem também estandes da Australian Gold, da Secretaria de Esportes e Lazer do Governo do Estado do Rio de Janeiro, da Oakberry, da Prefeitura de Saquarema, da Natura Kaiak, do Sportv e Visit Portugal. No final, tem uma área de gastronomia antes do Banco do Brasil Som e Surfe, com um palco para os shows com bandas locais, que agitam os finais de tardes na Praia de Itaúna.

“A gente saiu de Santa Catarina na quinta-feira, foram 13 horas de viagem direto, chegamos aqui amanhecendo o dia e estamos curtindo tudo”, disse Juliano Gleisson da Silva, 45 anos, de Itajaí (SC). “Já fui na piscina de ondas, meu filho está amarradão catando as latinhas pra fazer as ativações de reciclagem, já fomos no Natura Kaiak, na galera da Vivo e por tudo aqui. Para mim é uma honra vir de longe e estar curtindo todas essas atrações que têm aqui. Muito obrigado a todos os patrocinadores e todo mundo que faz parte desse grande evento”.
A santista Giovana Colasso, 23 anos, também está aproveitando tudo na Vila dos Patrocinadores: “A gente está curtindo bastante, já fomos em todos os estandes. Curtimos mais o do Banco do Brasil, no da Vivo já fui duas vezes e está sendo bem legal, porque não está tendo campeonato, mas tem bastante coisas pra fazer todo dia. A gente já comeu ali nos trailers, já compramos camisetas do campeonato, já fomos na piscina da Vivo, já fui no Kaiak (Natura) e ainda vou na tirolesa, que está sempre com filas muito grandes e não consegui ir. A gente está curtindo bastante, as vezes vamos na praia tomar um Sol e ficamos o dia inteiro por aqui, até acabar os shows”.