Prefeitura de Saquarema inaugurou mais uma unidade do CRAS no municípioDivulgação/Prefeitura de Saquarema
Os serviços
O local oferecerá o Serviço de Proteção e Atendimento Integral à Família (PAIF) e o Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV), oferecido no nível da Proteção Social Básica do Sistema Único de Assistência Social e desenvolvido a partir de ações preventivas e proativas.
O SCFV é dirigido a crianças até 6 anos, crianças e adolescentes de 6 a 15 anos, adolescentes de 15 a 17 anos, jovens de 18 a 29 anos, adultos de 30 a 59 anos e pessoas idosas. O principal objetivo é desenvolver o sentimento de pertencimento e de identidade, além de incentivar a socialização, a convivência comunitária e a promoção de potencialidades, a partir das atividades realizadas em grupo. Além desses objetivos gerais, o SCFV tem objetivos específicos para cada ciclo de vida, tendo em vista as especificidades de cada etapa do desenvolvimento dos sujeitos.
No novo CRAS, cidadãos também receberão orientação sobre os benefícios assistenciais. Haverá atendimentos às famílias e indivíduos em situação de grave desproteção, pessoas com deficiência, idosos, crianças retiradas do trabalho infantil, pessoas inseridas no Cadastro Único, beneficiários do Programa Bolsa Família e do Benefício de Prestação Continuada (BPC), entre outros.
“O CRAS da Raia é o que atende ao maior número de pessoas em nosso município. Daí a necessidade de dividir a área de cobertura e inaugurar o CRAS Porto da Roça. Com esta nova unidade de assistência social, aumentaremos a capacidade de atendimento e a cobertura social em nossa cidade, ampliando nossa estrutura para atender melhor ao cidadão”, informou a prefeita Manoela Peres.
O CRAS do Porto da Roça funcionará de segunda a sexta-feira, das 09h às 17h. O equipamento, que recebeu o nome de Luciene Veras Mattos, fará o atendimento aos moradores dos bairros Gravatá, Mombaça, Jardim, Areal, Centro (Vila), Itaúna (Cross, Tufa e Reserva), Nova Itaúna, Guarani, Leigo, Porto Novo, Morro da Cruz, Porto da Roça e Verde Vale.
Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor.