Saquarema inicia campanha "Outubro Verde" com testes rápidos para sífilis Divulgação/Prefeitura de Saquarema

Saquarema - Visando a conscientização e a prevenção de infecções sexualmente transmissíveis, a Prefeitura de Saquarema, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, iniciou a campanha “Outubro Verde”. Com foco na prevenção e tratamento de casos de sífilis e sífilis congênita, a Prefeitura está disponibilizando testes rápidos gratuitos em todos os postos de saúde da cidade.
A sífilis
A sífilis é uma Infecção Sexualmente Transmissível (IST), silenciosa, que pode ser grave e acomete uma parcela importante da população brasileira. Ela é transmitida pelo contato sexual desprotegido ou pelo contato com sangue contaminado. Já a forma congênita é passada da mãe, com sífilis não tratada ou tratada de forma inadequada, para o feto durante a gestação ou parto.
Muitas vezes, a sífilis não apresenta sintomas evidentes, mas pode se tornar grave e causar complicações nos órgãos internos. Além disso, a infecção apresenta diferentes fases. A fase primária é caracterizada por uma ferida única e indolor, com bordas bem definidas e endurecidas. A fase secundária inicia-se após a cicatrização da úlcera - normalmente a lesão cicatriza sem nenhum tipo de intervenção. A fase terciária é caracterizada por destruição tecidual e pode afetar os sistemas cardiovascular, nervoso e ósseo.
Já na gestação, a sífilis pode provocar aborto, prematuridade e sequelas neurológicas, além de causar a morte do recém-nascido. O pré-natal é importante para identificar a doença. Crianças nascidas de mães contaminadas são consideradas de potencial risco de contaminação, mesmo que as mães tenham recebido tratamento.
A detecção e o tratamento precoce são fundamentais para evitar a propagação da doença. Apesar de ser uma doença tratável e curável, ela não gera imunidade. Portanto, a pessoa pode se reinfectar caso tenha relações sexuais desprotegidas com uma pessoa infectada. O uso de preservativos em todas as relações sexuais e a realização regular de testes são medidas cruciais para um diagnóstico precoce.
No caso da sífilis congênita, o diagnóstico antecipado e o tratamento adequado garantem um início de vida saudável para o recém-nascido. O tratamento é feito com uso de medicamento disponibilizado nas unidades de saúde. Já os testes podem ser feitos de segunda a sexta-feira, das 9h às 16h, nas seguintes unidades:
ESF Água Branca - Estrada da Água Branca, s/nº, Água Branca
ESF Bacaxá - Rua Alfredo Menezes, nº 980, Bacaxá
ESF Barra Nova - Av. Litorânea, s/nº, Barra Nova
ESF Barreira - Rua Capitão Nunes, 2601, Barreira
ESF Bicuiba - Estrada da Bicuiba, s/nº, Bicuiba
ESF Bonsucesso - Rua Armando Rodrigues, s/nº, Bonsucesso
ESF Jaconé - Rua 98 com 13, s/nº, Jaconé
ESF Jardim Ipitangas - Rua Teresópolis, esquina com a RJ 102 (Estrada de Praia Seca)
ESF Mombaça - Estrada da Mombaça, s/nº, Mombaça
ESF Palmital - Rua Antônio Gomes Machado Filho, s/nº, Palmital
ESF Rio D’Areia - Estrada Latino Melo, s/nº, Rio D’Areia
ESF Rio Mole - Rodovia Amaral Peixoto, km 58, Rio Mole
ESF Rio Seco - Rua Oliveira Viana, s/nº, Rio Seco
ESF Sampaio Corrêa - Rua Miguel Arcanjo Serafim, s/nº, Basiléa (ao lado do Centro Municipal de Educação Jurandir da Silva Melo)
ESF Saquarema - Rua Ricardo Barbosa, 134, Centro
ESF Vilatur - Rua Praia Ponta de Itapajá, s/nº, Vilatur
UBS Engenho Grande - Estrada do Engenho Grande, s/nº, Engenho Grande
A Prefeitura também oferece atendimento no Serviço de Atendimento Especializado (SAE), que fica na Rua Waldir Macedo da Silva, 180, Casa 1, no Verde Vale. O programa contempla consultas e medicamentos gratuitos aos pacientes atendidos ou encaminhados por outros serviços de saúde do município.