TCE-RJ aprova contas de 2022 da Prefeita Manoela Peres Arquivo /Agência O Dia
A análise e votação das contas de gestão dos governos é uma missão constitucional do Tribunal de Contas do Estado do Rio de Janeiro que mobiliza dezenas de servidores da Corte anualmente. No Brasil, o controle da gestão pública possui status constitucional e é apresentado em três planos distintos: o interno (em Saquarema, sob responsabilidade da Controladoria Geral do Município); o externo, exercido pelo Poder Legislativo com o auxílio do Tribunal de Contas; e o social, pela sociedade em geral.
De acordo com o relatório do Tribunal de Contas, o município apresentou os seguintes números:
Gastos com pessoal: fechou o ano de 2022 com 14,39%. O limite de gastos de acordo com a Lei Complementar Federal n.º 101/00 é de 54%.
Gestão previdenciária: o município cumpriu com todos os repasses previdenciários, tanto para o Regime Próprio (IBASS) bem como para o Regime Geral (INSS).
Investimentos na Educação: o município aplicou 31,38% das receitas na manutenção e no desenvolvimento do ensino, em cumprimento ao artigo 212 da Constituição Federal e ao artigo 180 da Lei Orgânica municipal. As verbas do FUNDEB também foram aplicadas corretamente, alcançando a marca de 95,79%, superando o limite mínimo de 95%.
Investimentos na Saúde: O percentual de aplicação em ações e serviços públicos de saúde foi de 18,78%, acima do percentual mínimo disposto no artigo 7º da Lei Complementar Federal n.º 141/12, que é de 15%.
Transparência na Gestão Fiscal: Verificou-se que o Munícipio atendeu ao disposto no artigo 48 da Lei Complementar Federal nº 101/00 com o artigo 5º, inciso XXXIII, da CFRB, e artigo 6º da Lei Federal nº 12.527/11.
Após a emissão do parecer favorável pelo TCE, as contas serão julgadas pela Câmara de Vereadores, finalizando o processo. Além do exame minucioso do Tribunal de Contas, o cidadão pode acessar também o Portal da Transparência da prefeitura de Saquarema, onde é disponibilizado toda a movimentação orçamentária do município para o conhecimento da população.
Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor.