Pódio da categoria femininaMarcos Souza

Em sua segunda edição, a Corrida e Caminhada Outubro Rosa, organizada pelo grupo de corrida Amigas que a Corrida me Deu, reuniu cerca de 300 pessoas em Teresópolis neste domingo (22), colorindo de rosa a principal avenida da cidade. Com participantes da cidade e também de São José do Vale do Rio Preto, Guapimirim, Niterói e Rio de Janeiro,  o evento teve o objetivo de chamar a atenção da população sobre a importância da prevenção ao câncer de mama, um dos tipos de câncer mais comuns entre as mulheres. 
A programação começou às 7h30, com concentração na Casa de Portugal de Teresópolis, onde aconteceu o aquecimento, com a professora Simone Bianchini, e a largada da prova, às 8h. Com um percurso de cerca de cinco quilômetros, a prova teve premiação para os cinco primeiros colocados na classificação geral. No feminino, Mayara Nobre, da Equipe Terê Run, conquistou o primeiro lugar com o tempo de 20:24 min. Em seguida vieram Vall Machado, Luciana Motta e Josy Rodrigues, do grupo Amigas que a Corrida me Deus, e Georgeane Santos, representando a Guarda Municipal de Niterói. No masculino, o topo do pódio ficou com Alexandre Pontvianne, da equipe Talentos em Corrida, com tempo de 17:03 min, seguido de Jessé Teixeira e de Alan Motta, ambos da Equipe Terê Run, Peter Avelino, da Runner Team, e Elio Braga, da Keeper Fit.
"Foi uma prova linda muito bem organizada, percurso marcado perfeitamente o que nos deu uma grande segurança para correr e dar o nosso melhor. É sempre um prazer correr na prova das Amigas que a Corrida me Deu, que nos acolhem muito bem e sempre dão um show nos eventos que fazem. Já estou ansiosa para a próxima", comentou a vencedora da prova feminina.
Durante o pré e o pós prova, parceiros do evento ofereceram serviços para os participantes, como shiatsu, massagem nas mãos, maquiagem e spa nos pés. Como o foco é a prevenção ao câncer de mama, também houve um momento dedicado a depoimentos de quem viveu de perto o câncer de mama e deorientações sobre prevenção à doença com a enfermeiraPaula Segreto.
"Minha gratidão em nome da organização das Amigas que a Corrida me Deu pela extraordinária colaboração e apoio que tornaram nosso evento um sucesso notável. Com a ajuda de todos os corredores, voluntários, patrocinadores e parceiros, pudemos chamar a atenção para essa causa tão significativa e marcante. Esperamos que nossa parceria em prol do Outubro Rosa continue a crescer e a fazer a diferença na vida daqueles que são afetados pelo câncer de mama. Juntos, estamos mais próximos de uma sociedade onde a conscientização e a pesquisa tornem essa doença uma ameaça cada vez menor", comentou Aline Guarilha, uma das líderes do grupo organizador, junto com Aline Enes, Bruna Marques, Aparecida Faria e Fábia Rocha.
O evento também contou com a parceria de diversas empresas e profissionais locais que associaram sua marca à promoção da saúde, como foi o caso da advogada Eduarda Cabral, sócia da RC Semijoias e Acessórios."Como empresária e mulher, eu me sinto honrada em ter a oportunidade de apoiar essa causa. A conscientização sobre a prevenção ao câncer de mama é super importante e todas as mulheres precisam ter essa consciência. Além disso, ainda conseguimos ter a oportunidade de conversar e trocar ideias sobre esse e outros assuntos. A iniciativa do grupo Amigas que a Corrida me Deu, é incrível, além da informação, existe a motivação pra prática de atividade física, o que pode transformar vidas", afirmou.
Foram apoiadores do evento a Secretaria de Estado de Esporte e Lazer, por meio do assessor especial do Governo do Estado Alex Castellar, da Secretaria Municipal de Esportes e Lazer, e a Procuradoria Geral da Mulher da Câmara Municipal de Teresópolis, via vereadora Érika Marra. 
A Secretária de Esportes e Lazer de Teresópolis e professora de Educação Física, Gisele Fernandes, comentou sobre a importância da atividade física como aliada na qualidade de vida. "A Corrida e Caminhada Outubro Rosa é uma forma de incentivar as mulheres a manterem seus exames em dia, que se dediquem mais ao esporte e pratiquem hábitos saudáveis, o que afeta dediretamente a qualidade de vida de uma forma muito positiva”, destacoua secretária, que também participou da corrida.

Você pode gostar
Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor.