Sinal analógico será desligado até o fim de 2023. População deve solicitar kit e instalação gratuitosdrazen_zigic

De quinta-feira (23) a sábado (25), Teresópolis, vai receber o projeto ‘TV Digital’, uma parceria entre a Abert (Associação Brasileira de Emissoras de Rádio e Televisão) e a TV Globo, com o apoio da Prefeitura. Com o objetivo de explicar para a população sobre o funcionamento e os benefícios da tecnologia digital de transmissão do sinal de televisão aberta, serão realizadas, das 9h às 18h, atividades gratuitas e abertas ao público, na Praça Baltazar da Silveira, no centro da cidade (Praça da Matriz de Santa Teresa).

Durante o feirão, o público poderá esclarecer dúvidas sobre instalação e o funcionamento das tecnologias e ainda ter a oportunidade de adquirir kits digitais (receptores e antenas parabólicas), com melhores preços e condições de pagamento. Participa ainda o ‘Siga Antenado’, projeto de distribuição e instalação de Kits gratuitos para beneficiários de programas sociais do Governo Federal. Desde que o beneficiário possua uma antena parabólica banda C funcionando em sua residência.

A programação vai contar com a participação do diretor de Projetos Especiais da TV Globo, André Dias, por meio de ‘Diálogos Digitais’, para tirar dúvidas de representantes de hospitais, escolas, faculdades, hotéis e comércio da região.

Iniciado em 2019, o ‘Feirão Digital’ tem como principais objetivos levar conhecimento, compreensão e solução sobre as vantagens da recepção digital, tecnologia que permite, sem mensalidade, melhor qualidade de som e imagem na TV.

O evento também tem como finalidade a migração de todo o sinal analógico, pensando no desligamento deste sinal que acontecerá em função da necessidade da migração da faixa de frequência da banda C (parabólicas grandes) para a banda KU (parabólicas pequenas) em decorrência da chegada do 5G (internet de 5ª geração).
SINAL ANALÓGICO DEVE SER DESATIVADO ATÉ 31 DE DEZEMBRO DE 2023
O programa Digitaliza Brasil do Governo Federal, que foi iniciado em 2014, com a limpeza da faixa de 700 MHz para o ingresso da tecnologia 4G no país e a consequente migração dos canais analógicos para a TV digital, concluirá o processo de digitalização dos sinais da televisão analógica terrestre até 31 de dezembro de 2023, data final para desligamento dos sinais analógicos no Brasil.
Para a população continuar a sintonizar os canais, os aparelhos mais antigos vão precisar de um conversor para o funcionamento. As televisões mais novas já têm embutido o conversor digital. Pessoas de baixa renda, beneficiários do CadÚnico, receberão o kit com antena digital. Para isso, devem entrar em contato com a central de atendimento da Siga Antenado para envio dos dados pelo telefone 0800 729 2404 ou entrar no site https://www.sigaantenado.com.br. Tanto o kit como a instalação dos equipamentos são gratuitos para esse público.
Você pode gostar
Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor.