Cervejarias Rabugentos, ArmoniaBeer e MadBrew representaram Teresópolis no eventoLuana Bandeira

As montanhas da Serra Fluminense marcaram presença no Mondial de la Bière, maior festival cervejeiro do país, realizado no Rio de Janeiro de 11 a 14 de setembro. O evento, que reúne apaixonados por cerveja artesanal, foi mais uma vitrine para mostrar a qualidade das cervejarias serranas e reforçar o papel do turismo cervejeiro como motor de desenvolvimento regional.

De Teresópolis, participaram as cervejarias artesanais Rabugentos, MadBrew e ArmoníaBeer, levando ao público rótulos autorais que traduzem a criatividade e a identidade local. A tradicional Therezópolis atuou como patrocinadora oficial do festival, consolidando sua relevância nacional e reforçando a vocação da cidade no cenário cervejeiro.
A força da Rota Cervejeira RJ

Criada em 2014, a Rota Cervejeira RJ é formada por mais de 20 produtores de cerveja artesanal e de lúpulo, abrangendo os municípios de Petrópolis, Nova Friburgo, Teresópolis, Guapimirim e Itatiaia. A iniciativa visa promover o turismo e impulsionar a economia do Rio de Janeiro, conectando o público a um circuito de grandes e microcervejarias, harmonizações gastronômicas, eventos e atrações culturais.

Segundo a coordenadora da Rota, Ana Pampillón, estar no Mondial representa muito mais do que expor rótulos:“Esse evento é uma oportunidade única para divulgar nossos destinos através das cervejas. Normalmente, as cervejarias que participam passam o ano recebendo visitantes em suas fábricas e tours. A ideia é fortalecer sempre o turismo cervejeiro. Além disso, é um espaço de contato com fornecedores e parcerias com outros produtores”, destacou.

Ana também ressalta que a Rota tem uma agenda constante: “No início do ano fazemos uma reunião estratégica e definimos nossas ativações. Participamos de eventos nos municípios associados e também em grandes encontros do calendário estadual. Até o fim de 2025, ainda estaremos presentes em festivais cervejeiros e também em eventos de turismo, como a ABAV, que é fundamental para a nossa divulgação.”
Para Sharon Cumarú, proprierária da ArmoníaBeer ao lado de Rafael Torres, a experiência deu mais visibilidade para as cervejas da marca: "Pra gente foi maravilhoso. Quanto mais o público conhecer e reconhecer a qualidade das nossas cervejas, as oportunidades vão se abrindo. Nos quatro dias de evento, tivemos muito interesse e contatos de pessoas pendido a venda em bares, por exemplo. Além disso, divulgamos nosso serviço de almoços harmonizados", avaliou Sharon, que pretende voltar em outras edições do evento.

Serra Fluminense: um destino de sabores e experiências

Para Ana, a diversidade do estado do Rio de Janeiro é um atrativo a mais: “Costumo dizer que no nosso estado temos uma Suíça, um Caribe, um pedacinho de cada lugar lindo do mundo. E ainda podemos aproveitar belas cervejas em um local que tem uma vocação cervejeira muito forte. O Museu da Bohemia, em Petrópolis, abriga a primeira cervejaria do país. Todos esses fatores juntos tornam a nossa serra um local maravilhoso para o turismo cervejeiro.”

A participação das cervejarias de Teresópolis no Mondial de la Bière reforça a identidade local e amplia as conexões do setor. Mais do que um evento, o festival abre portas para novos negócios, fortalece marcas e posiciona a Serra Fluminense como um dos principais destinos de turismo cervejeiro do Brasil.
Além das teresopolitanas, também participaram do evento pela Rota Cervejeira RJ as marcas Cacife, ⁠Lumiarina, ⁠Penélope, ⁠Barão Bier, Alpendorf, Sampler, Colonus, Doutor Duranz e Duas Torres.
A Rota Cervejeria contou com o apoio do Teresópolis Convention & Visitor Bureau (TC&VB). "A participação das cervejarias de Teresópolis no Mondial de la Bière é um reflexo do trabalho coletivo que vem sendo feito na Serra Fluminense para consolidar nossa região como destino de experiências únicas. O turismo cervejeiro é um importante vetor para atrair visitantes, movimentar a rede hoteleira, bares e restaurantes, além de promover nossa cidade em âmbito nacional. É uma satisfação para nós apoiar esse movimento que gera visibilidade, negócios e oportunidades para Teresópolis e para toda a região", afirmou Ricardo Rodrigues, presidente do TC&VB.
Você pode gostar
Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor.