O prefeito de Varre-Sai, Lauro Fabri, e a secretária de Educação Gioconda Maria PintoRedeSocial

Varre-Sai- Depois de visitar a sede do MEC-Ministério da Educação, em Brasília, o prefeito Lauro Fabri trouxe encaminhamentos  para enfrentar os desafios financeiros e estruturais da rede de ensino municipal.

Quando assumiu a administração, Fabri encontrou 48% do orçamento municipal já comprometido. Em dezembro, a convocação de 140 concursados aumentou a pressão sobre a folha de pagamento, fazendo com que novas contratações se tornassem temporariamente inviáveis, devido ao limite de 51,3% imposto pela Lei de Responsabilidade Fiscal.
Para se equilibrar, a prefeitura firmou um TAC-Termo de Ajustamento de Conduta  com o Ministério Público, priorizando a convocação de concursados dentro das normas legais. Além disso, a entrega antecipada dos kits escolares em dezembro, antes do recesso, deixou 80% dos alunos sem material no início das aulas, exigindo um novo investimento da prefeitura.

Outro desafio é o aumento da demanda pelo transporte escolar universitário, com 189 alunos de ensino superior e 28 de cursos técnicos. Para garantir o transporte adequado, a prefeitura busca  ampliar a frota.

Apesar das adversidades, a Secretaria de Educação, liderada por Gioconda Maria Pinto, estuda novos métodos de ensino, incluindo a possível adoção do modelo de Sobral-CE, referência no IDEB-Índice de Desenvolvimento da Educação Básica. A prefeitura também conseguiu apoio estadual para a recuperação das estradas vicinais, melhorando o acesso às escolas na zona rural.
Fabri pede paciência às famílias, garantindo que todas as medidas estão sendo tomadas para superar os desafios e oferecer um ensino melhor.
Mediação

As inscrições para o processo seletivo de mediadores educacionais estão abertas até segunda-feira e podem ser feitas diretamente na Secretaria de Educação.
NinoBellieny com informações de Laura Maria