Local promove projetos, negócios e parcerias relacionadas à tecnologia, inovação, desenvolvimento e empreendedorismoDivulgação/Secom PMVR

Volta Redonda - O 'Vírgula, Hub de Inovação VR', que fica no Shopping Park Sul, em Volta Redonda, recebeu mais de mil pessoas desde a sua inauguração, em outubro do ano passado. O local é destinado a promover projetos, negócios e parcerias relacionadas à tecnologia, inovação, desenvolvimento e empreendedorismo. Durante esses quatro meses, o espaço ofereceu consultorias gratuitas e especializadas para quem deseja atuar em diversas áreas, ou pretende criar empresas inovadoras de tecnologia e sustentáveis, como as startups, além de palestras e workshops.
O local também foi palco de eventos como o ‘Turismo e Inovação em Volta Redonda’, com palestras ministradas pela turismóloga Débora Cândido; o lançamento do livro “Luzes da Independência”, do professor Nelson Ferreira. Entre as atividades com foco em marketing, o especialista no assunto Bruno Andrade abordou o tema “Viés cognitivo do marketing aplicado para os negócios”. Já um workshop sobre as principais estratégias para aumentar as vendas no comércio, com Jeferson Carvalho, Luciana de Paula e Vanessa Nabas, reuniu 21 participantes.
Em fevereiro, ocorreu a ‘Semana do Inglês’, promovida por uma escola particular de idioma, que ofereceu descontos e informações sobre o curso. Um workshop sobre oratória englobou técnicas de comunicação assertiva e como falar em público, com Anselmo Werneck. No último dia 13, teve início a Semana da Comunicação, que foi até o dia 16 e contou com a participação de jornalistas, publicitários e empresários do setor. Na abertura, participaram o comunicador Dário de Paula, a publicitária Aline Brum e o empresário Thiago Rech, em um bate-papo sobre negócios e marketing de influência.
No dia 15, dezesseis pessoas participaram de uma demonstração de mecânica técnica e automação, oferecida pelo ICT (Instituto de Cultura Técnica). Já no encerramento do mês, o “Pitaco de Negócios”, conduzido por Luciana Andrade, que pertence à comunidade “Mulheres que Fazem”, ofereceu um debate descontraído e rico sobre as experiências de cada participante, sobre as etapas de seus negócios. Treze pessoas interessadas compareceram.
A diretora de inovação da SMDET, Letícia Oliveira, disse que o Vírgula vem recebendo investimento dos sócios-fundadores e parceiros, sendo que as atividades no local são desenvolvidas por meio de projetos propostos ao Comitê Gestor, formado pelas entidades fundadoras.
“O Vírgula vem atuando no seu papel de formador e catalisador do ecossistema de inovação em Volta Redonda e em todo o Médio Paraíba. O espaço facilita e orienta na ideação de startups e novos negócios inovadores. Já temos relatos de pessoas que foram impactadas positivamente por palestras e eventos”, disse Letícia, ressaltando que o próximo passo do projeto é a aceleração de startups.
O secretário municipal de Desenvolvimento Econômico e Turismo, Sérgio Sodré, também destacou que novos cursos estão previstos para serem sediados no Vírgula, a partir de parcerias.
“Nós estamos trabalhando para conseguir viabilizar cursos, por exemplo, o de programador, que há uma grande demanda. Outros cursos de três meses como de Algoritmo, que é a base necessária para quem quer aprender a programar em linguagens famosas do mercado, como C. É um ambiente de capacitação. Além disso, já temos pessoas que querem investir em novas empresas, o que chamamos de investidor-anjo, e também quem possui uma boa ideia, mas não tem recursos. Então sem dúvida, o Vírgula é um espaço para o desenvolvimento de, não só Volta Redonda, mas toda a região”, afirmou Sodré.
Hub de Inovação
O ‘Vírgula Hub de Inovação VR’ é um espaço físico e virtual de interação, do qual são fundadores a Faperj, UFF (Universidade Federal Fluminense), o UniFOA (Centro Universitário de Volta Redonda), a Universidade Geraldo di Biasi (UGB), a CDL (Câmara dos Dirigentes Lojistas), o Sebrae (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas) e a PMVR (Prefeitura Municipal de Volta Redonda).
Além disso, o Vírgula conta também com parcerias do Senai (Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial), Sesi (Serviço Social da Indústria), ETPC (Escola Técnica Pandiá Calógeras), ICT (Instituto de Cultura Técnica), IFRJ (Instituto Federal do Rio de Janeiro), Samsung, Parque Tecnológico de Itaipu, CPQD (Centro Tecnológico de Campinas), Faculdade do Sul Fluminense (Fasf) e o apoio do Shopping Park Sul, Zamix e SegBarra.
“Queremos Volta Redonda na vanguarda para que ela possa voltar a ser a cidade em que todos nós sonhamos em viver um dia. O nosso município vai voltar a caminhar rumo ao desenvolvimento. O hub de inovação é mais um passo. A gente só tem a agradecer a todos os envolvidos por acreditarem no potencial de Volta Redonda”, disse o prefeito Antônio Francisco Neto.
Você pode gostar
Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor.