Cirurgias com apoio de vídeo trazem uma recuperação mais rápida para pacientes, além de mais precisão para cirurgiõesDivulgação/Secom PMVR
Volta Redonda - O Hospital São João Batista, da Prefeitura de Volta Redonda, promoveu mais uma etapa do mutirão de cirurgias ortopédicas. Na quinta-feira (12), foram realizadas procedimentos em pacientes com problemas no ombro. Já nesta sexta-feira (13), outras três pessoas passaram por cirurgias de quadril. Depois de quase fechar as portas em 2020 e passar por uma intervenção judicial no início de 2021, o Hospital São João Batista voltou a se tornar uma referência no atendimento e realização de cirurgias no Sul Fluminense.
Na quinta-feira, feriado pelo Dia de Nossa Senhora, a equipe do Hospital fez três videoartroscopias de ombro. Os pacientes beneficiados foram duas mulheres, de 56 e 49 anos, além de um homem com 53 anos. Os três procedimentos foram bem sucedidos e feitos com apoio de equipamentos modernos.
As cirurgias com apoio de vídeo são menos invasivas e permitem uma recuperação mais rápida por parte dos pacientes, assim como garantem mais precisão aos médicos cirurgiões.
“O Hospital tem conseguido excelentes resultados, graças a uma equipe muito dedicada e aos investimentos feitos nestes últimos anos”, disse o diretor-presidente do São João Batista, Sebastião Faria, que também é o vice-prefeito da cidade.
Nesta sexta-feira, os procedimentos foram retomados, mas desta vez para pacientes com problemas na região do quadril. Foram feitas duas cirurgias, em duas mulheres com idades de 70 e 50 anos.
“O nosso time não parou no feriado e nem mesmo nesta sexta-feira. Esse respeito e está dedicação estão ajudando a tornar a saúde de Volta Redonda novamente forte. A coisa mais difícil é você ver a rede privada marcar cirurgia para o feriado. Nossa rede pública está de parabéns, mesmo sabendo que ainda precisamos avançar mais”, disse o prefeito Antonio Francisco Neto.
Mais cirurgias
O último balanço divulgado pelo HSJB, referente à quantidade de procedimentos de janeiro a setembro deste ano, aponta a realização de 3.904 cirurgias, número 15,7% maior que o registrado no mesmo período do ano passado (3.374) – um total de 530 procedimentos cirúrgicos a mais.
Três das especialidades nas quais o hospital é referência – traumato-ortopedia, procedimentos urológicos e de tórax – tiveram aumento no número de cirurgias, de acordo com o levantamento.
A maior diferença foi na área de urologia, com 754 procedimentos em 2023, contra 595 em 2022 (28% a mais); Em seguida vem as cirurgias torácicas, com 90 realizadas neste ano e 75 no ano passado (aumento de 20%). Na especialidade traumato-ortopedia, foram 1.082 procedimentos em 2023 – número 4,2% maior que o registrado em 2022 (1.038).
O número de procedimentos cirúrgicos de janeiro a setembro também foi maior em relação às cirurgias de oftalmologia, registrando um aumento de 178%: foram 53 em 2023 e apenas 19 no ano passado; sobre as cirurgias gerais: 790 neste ano e 705 em 2022 (aumento de 12%); gineco-obstetrícia: 652 cirurgias em 2023, contra 430 em 2022 (51% a mais); vascular: 162 (em 2023) e 152 (em 2022) – 6,5% maior; cirurgia plástica: 21 neste ano, e 11 no ano passado (90% a mais). Ainda foram realizadas uma cirurgia de gastro e outra de otorrinolaringologia no período.
Reforma e ampliação
As melhorias já implantadas no Hospital São João Batista se somam à reforma e ampliação que a unidade está passando. Através de uma parceria entre a Prefeitura de Volta Redonda e o Governo do Estado, estão sendo investidos cerca de R$ 20 milhões. A obra envolve a construção de uma edificação de cinco pavimentos, sendo três andares de estacionamento com 70 vagas, e um andar funcionando exclusivamente como centro cirúrgico. O novo prédio será interligado ao atual hospital e contará com rampa e elevador.
“Quando chegamos em 2021 o hospital estava sob intervenção judicial, e agora está sendo ampliado. De lá pra cá foi muito trabalho que, somado à ajuda do Governo do Estado para a saúde de Volta Redonda, está permitindo que o hospital cresça ainda mais para melhorar o atendimento e beneficiar quem mais precisa. Nossa cidade merece”, frisou o prefeito Antonio Francisco Neto.
Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor.