Convite para apresentação foi feito pessoalmente pelo reitor do santuário, padre Omar, em visita a Volta Redonda no mês passadoDivulgação/Secom PMVR
Volta Redonda/Rio - A Orquestra de Cordas do projeto “Volta Redonda Cidade da Música” vai se apresentar nesta quinta-feira (12), às 17h, no Cristo Redentor, na Cidade Maravilhosa, Rio de Janeiro. O espetáculo faz parte das comemorações culturais do 92º aniversário do Cristo Redentor. O convite para a apresentação foi feito pessoalmente pelo reitor do santuário, padre Omar, em visita a Volta Redonda, no mês passado.
Com regência da maestra Sarah Higino, 50 músicos, entre alunos e professores, vão apresentar um concerto sinfônico bastante diversificado. No programa, composições brasileiras de Ary Barroso, Waldyr Azevedo, Zequinha de Abreu e os clássicos de Vivaldi, Bach e Peter Warlock. A apresentação está gerando grande entusiasmo, pois é a primeira vez que a Orquestra de Cordas de Volta Redonda se apresenta aos pés do Cristo Redentor – um dos cartões postais do Rio de Janeiro e do Brasil.
“É uma oportunidade única para os alunos da orquestra conhecerem o Cristo Redentor, famoso por ser uma das sete maravilhas do mundo moderno. Isso está despertando neles um impacto muito positivo. Ao longo da semana, os ensaios foram intensificados para que a apresentação seja, mais uma vez, inesquecível aos presentes”, disse a maestra Sarah Higino, mencionando que todos do projeto “Volta Redonda Cidade da Música” se sentiram honrados com o convite.
“Nosso agradecimento ao padre Omar pelo convite, reiterando seu interesse por projetos musicais. Levar o nome de Volta Redonda a outros lugares do Brasil e do mundo é uma das formas de mostrar o nosso trabalho, estamos honrados e felizes”, comentou Sarah Higino.
Intercâmbio musical
Em julho deste ano, o projeto “Volta Redonda Cidade da Música” recebeu professores da Southern University of Mississipi (USM), dos Estados Unidos da América, para um intercâmbio educativo musical. Com masterclasses e concertos abertos ao público, o intercâmbio foi um sucesso. No início deste mês, a maestra Sarah Higino viajou para os Estados Unidos, onde ministrou uma palestra para os alunos do curso de licenciatura de Educação Musical da University of Mississipi, sobre a metodologia aplicada no projeto de Volta Redonda.
PROGRAMA DE APRESENTAÇÃO CRISTO REDENTOR:
Grieg - Prelúdio
Bach - Arioso
Peter Warlock - Suite Capriol
Basse - Dance
Vivaldi - Concerto Italiano
Johann Strauss - Marcha Radestky
Waldyr Azevedo - Brasileirinho
Zequinha De Abreu - Tico-Tico No Fubá
Christhper Tin - Babayetu
Ary Barroso - Aquarela Brasileira
Bach - Arioso
Peter Warlock - Suite Capriol
Basse - Dance
Vivaldi - Concerto Italiano
Johann Strauss - Marcha Radestky
Waldyr Azevedo - Brasileirinho
Zequinha De Abreu - Tico-Tico No Fubá
Christhper Tin - Babayetu
Ary Barroso - Aquarela Brasileira
‘Cidade da Música’
O “Volta Redonda Cidade da Música” foi idealizado e implantado em 1974 pelo professor e maestro Nicolau Martins de Oliveira. É considerado um celeiro de talentos e já formou uma série de músicos que se profissionalizaram em conjuntos e orquestras no Brasil e no exterior. Ele é mantido pela prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Educação (SME) e Fevre (Fundação Educacional de Volta Redonda).
Em 2015, quarto mandato do prefeito Antonio Francisco Neto, o projeto que funcionava no Colégio Getúlio Vargas, no Laranjal, ganhou sede própria na Avenida Graham Bell, número 89, no bairro Vila Mury.
Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor.