Até o final desta semana, Revi-VER alcançará marca de 13.766 cirurgias realizadas desde 2021Divulgação/Secom PMVR

Volta Redonda - A Prefeitura de Volta Redonda, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), iniciou nesta segunda-feira (13) a etapa de novembro do projeto Revi-VER, que oferta cirurgias de catarata pelo SUS (Sistema Único de Saúde) em um centro cirúrgico oftalmológico móvel instalado na Ilha São João. As 560 cirurgias programadas acontecem até a próxima quinta-feira (16). Até o final desta semana, o Revi-VER alcançará a marca de 13.766 cirurgias realizadas desde a implantação da iniciativa, em 2021.
Os pacientes devem comparecer à Ilha São João com hora marcada e o exame pré-operatório pronto. Após a operação, a equipe de enfermagem do projeto faz a primeira aplicação do colírio, que deve ser usado de hora em hora no primeiro dia. O frasco do medicamento é doado pela prefeitura, e a primeira consulta de revisão é feita no dia seguinte ao procedimento, também na Ilha São João.
Mais serviços
A etapa de novembro do projeto também vai realizar 300 exames de biometria, para o pré-operatório da cirurgia de catarata; 150 procedimentos Yag Laser, etapa do pós-operatório para tratar a opacificação da cápsula posterior do cristalino; e 250 consultas de revisão para pacientes operados há 30 dias. Todos os procedimentos também acontecem na estrutura montada na Ilha São João.
Como participar do projeto Revi-VER
Qualquer morador de Volta Redonda que já tenha sido diagnosticado com catarata pode se inscrever. O interessado ou familiar deve procurar o Dipa (Departamento de Informação, Programação e Avaliação) na sede da Secretaria de Saúde, localizado no antigo hospital Santa Margarida, no bairro Niterói, de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h.
É preciso levar cartão do SUS ou CPF e documento com foto do paciente, além de um número de telefone para contato. Não é necessário ter encaminhamento oftalmológico, pois haverá avaliação médica antes do procedimento cirúrgico.
Você pode gostar
Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor.