Neste ano, 506 pessoas fizeram os cursos de qualificação da FBG para o mercado de trabalho ou atuação como autônomoGeraldo Gonçalves/Secom PMVR

Volta Redonda - A Fundação Beatriz Gama (FBG) promoveu nesta quinta-feira (7) a segunda formatura de 2023, com a entrega de certificados para 270 alunos. A cerimônia foi realizada na sede da instituição, no bairro Retiro, e contou com a presença dos alunos, familiares, professores e a direção da FBG. Neste ano, 506 pessoas fizeram os cursos de qualificação da fundação para o mercado de trabalho ou atuação como autônomo.
A cerimônia reuniu os alunos dos cursos de Cabeleireiro, Corte e Costura, Confeitaria, Depilação, Estética Corporal, Maquiagem, Mecânica de Autos, Manicure com alongamento de unhas em gel e Empreendedorismo, todos ministrados na sede da FBG; o curso de Organização de Eventos aconteceu no Centro de Referência de Assistência Social (Cras) do bairro Siderlândia; e os de Maquiagem e Empreendedorismo foram realizados na Estação Cidadania, no Vila Rica/Tiradentes.
Todos os cursos são oferecidos gratuitamente pela Fundação Beatriz Gama e têm duração de quatro meses. O presidente da Fundação Beatriz Gama, Vitor Hugo de Oliveira, citou que os cursos profissionalizantes que a instituição oferta contribuem para a mudança na vida de muitas pessoas.
“Tudo que realizamos aqui é por conta do empenho do prefeito Neto. Sem ele a gente estaria como a FBG anos atrás: uma entidade morta, passiva, sem movimento. Assim que ele assumiu a administração municipal, tivemos carta branca para voltar com esses cursos, projetos e programas. Hoje estamos com um time de instrutores invejável e que conhecem o que fazem, e consegue transmitir esses conhecimentos para os alunos. Aproveito para convidar vocês para se inscreverem em outros, no próximo ano”, disse Vitor Hugo.
A diretora social da instituição, Ethiene Correia, comentou que esse programa transforma vidas, preparando cada uma delas para o mercado de trabalho.
“Tenho muito orgulho de desenvolver esse trabalho. Quero parabenizar a coordenação do projeto, junto com os instrutores, pois vocês formam um time muito forte. Essa formatura é o resultado desse excelente trabalho. Além disso, durante os cursos vocês levaram para a comunidade os serviços dos cursos, levando o cuidado e atenção para a população de Volta Redonda. Então, além de aprenderem técnicas novas, contribuíram com a vida de outras pessoas. Parabéns por esse dia e terem chegado até aqui”, disse a diretora.
A abertura das inscrições para as turmas do primeiro semestre de 2024 estão previstas para o início de fevereiro, com data ainda a definir. A aula inaugural deve acontecer em março, com término em junho, e a formatura será no início do mês de julho.
Cursos para adolescentes que cumprem medidas socioeducativas
A Fundação Beatriz Gama também oferece oficinas de Conhecimento em Informática com Iniciação Digital e de Barbearia no Criaad (Centro de Recursos Integrados de Atendimento ao Adolescente), unidade para cumprimento de medida socioeducativa de semiliberdade do Departamento Geral de Medidas Socioeducativas (Degase), no bairro Vila Mury, em Volta Redonda. A cerimônia de encerramento será no dia 15 de dezembro, às 9h.
No Cense (Centro de Socioeducação Irmã Asunción de La Gándara Ustara), unidade para cumprimento de medida socioeducativa de internação do Degase, que fica no bairro Roma I, são oferecidas oficinas de Xadrez, Literatura, Informática Básica, Elétrica Predial, Barbearia, Sublimação, Mecânica de Motos, além de aulas de jiu-jítsu. A formatura das oficinas será no dia 11 de dezembro, também às 9h.
Você pode gostar
Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor.