Éder Militão em ação durante Brasil x Senegal, em LisboaJoilson Marconne / CBF

Rio - A lista de convocados do técnico Dorival Júnior para dois amistosos e a Copa América contou com o retorno de Éder Militão. Dessa forma, o zagueiro, que está recuperado de uma grave lesão no joelho, pode voltar a atuar pela seleção brasileira depois de quase um ano.
"Feliz e honrado em estar de volta à Seleção Brasileira. Vamos juntos em busca da Copa América. Obrigado, Deus!", escreveu Militão, no Instagram.
 
 
 
Ver essa foto no Instagram
 
 
 

Uma publicação compartilhada por Eder Gabriel Militao (@edermilitao)

O último jogo de Militão pelo Brasil foi no dia 20 de junho de 2023. Na ocasião, a Canarinho perdeu o amistoso para a seleção de Senegal por 4 a 2 no Estádio José Alvalade, em Lisboa, Portugal. O zagueiro atuou durante os 90 minutos.
Em agosto, na estreia do Real Madrid no Campeonato Espanhol 2023/24, contra o Athletic Bilbao, ele se machucou e precisou ser substituído no início do segundo tempo. No dia seguinte, o clube informou que Militão sofreu uma ruptura do ligamento cruzado anterior do joelho esquerdo. Com isso, precisou passar por cirurgia.
Ele voltou a jogar no dia 31 de março deste ano, curiosamente contra o Athletic Bilbao. O zagueiro entrou em campo já na reta final da partida. Desde então, entrou em campo mais seis vezes.
"O Militão está à disposição e está sendo inserido aos poucos. Podemos ter uma possibilidade de recuperação total, se já não aconteceu. Dificilmente seu treinador alteraria a equipe em função da recuperação dele. Tenho um conhecimento grande dele, da sua capacidade e das suas condições, e tenho certeza que chegará bem", disse o técnico Dorival Júnior.

Agenda

O primeiro amistoso da seleção brasileira será contra o México, no dia 8 de junho, no Kyle Field, em College Station, no Texas. O segundo será diante dos Estados Unidos, no dia 12 de junho, no Camping World Stadium, em Orlando, na Flórida.
A Copa América começa no dia 20 do mesmo mês. A estreia no torneio acontecerá em 24 de junho, contra a Costa Rica, em Los Angeles.