
Tânia Soska, Empresária de Turismo
Fale sobre seu trabalho.
Turismo é minha paixão. Deixei a área jurídica por amor a essa profissão e tive os melhores momentos da minha vida. Sem falar em todo o conhecimento de culturas diferentes que adquiri nesses anos. É muito boa essa troca de energia entre os povos.
Com esta crise, qual destino preferido dos brasileiros?
A crise afetou muito o segmento de turismo, como em todos os ramos. Mas como o brasileiro ama viajar, sempre dá um jeitinho. Se não dá pra ir à Europa, o brasileiro se conforma com uma praia linda no Nordeste.
Fale de um momento incrível na sua carreira:
Quando levei um grupo de 48 pessoas para inauguração do navio Grand Princess, que na época era o maior transatlântico do mundo, saindo de Istambul.
E uma saia justa?
Quando tive que comandar um resgate em alto-mar de um passageiro doente, em estado grave. Incluiu helicóptero e lancha. Parecia coisa de cinema. Tive que organizar rápido junto com o comandante. No final, o passageiro se recuperou bem.
Com quanto tempo de antecedência deve-se planejar a viagem?
Pelo menos seis meses, porque assim conseguimos melhores tarifas junto a hotelaria. Os brasileiros não tinham esse costume, mas estão mudando.
Destinos mais procurados e dicas?
No Brasil, sempre o Nordeste. A cidade do Rio poderia ter número maior de turistas, mas é atrapalhada pela falta de segurança. Dentro do nosso estado, indico os passeios nas fazendas do ciclo do café, principalmente por conta do valor histórico e cultural. A partir de novembro, Gramado (RS) também se torna um ponto alto. No exterior, a Croácia, no verão, é um destino maravilhoso. E agora, o Líbano está super em moda, podendo conjugar com Egito.