VALE ESTE - ARTE
VALE ESTEARTE
Por

Rio - A pesquisa Datafolha divulgada na terça-feira mostrou que o apoio do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) a qualquer candidato levaria mais da metade dos brasileiros a rejeitá-lo. Mas quem o condenou também não goza de muito prestígio eleitoral: um possível nome endossado pelo juiz Sergio Moro seria rechaçado por percentual semelhante. E pobre de quem for indicado por Michel Temer. Nove a cada dez não votariam no candidato do presidente.

Na comparação com a sondagem de novembro, subiu a taxa dos que rejeitam um nome apoiado pelo petista. O ex-presidente, porém, continua liderando a pesquisa de intenção de voto, com vantagem de até 37%, e ganharia de qualquer adversário no segundo turno.

Após recorrer da decisão de Moro, Lula teve a pena aumentada pelo Tribunal Federal Regional da 4ª Região a 12 anos e um mês de prisão por lavagem de dinheiro e corrupção passiva no caso do triplex. Ele pode ser enquadrado na Lei da Ficha Limpa e pode ter a candidatura cassada, mas a inelegibilidade depende de decisão que só deve ocorrer em setembro.

Segundo o Datafolha, a condenação do ex-presidente Lula divide a opinião dos brasileiros. Mais da metade da população acredita que ele deveria ir para a prisão, mas, para 43% das pessoas, a sentença foi injusta.

Em solenidade de abertura do ano judiciário no STF (Supremo Tribunal Federal), a procuradora-geral da República, Raquel Dodge, defendeu o cumprimento da pena após a condenação em segunda instância, caso do ex-presidente. "As decisões judiciais devem ser cumpridas, e os culpados precisam pagar por seus atos."

Já a presidente do STF, ministra Cármen Lúcia, disse que sem "Justiça não há paz". E destacou o respeito a um Judiciário autônomo.

Mais votado da humanidade

O Instituto Lula divulgou ontem um levantamento que mostra que o ex-presidente é o mais votado da história da humanidade, com 136,4 milhões de votos em primeiro turno, e 278,5 milhões em primeiro e segundo turnos.

No entanto, o Instituto somou a votação obtida em cinco eleições disputadas pelo petista para colocá-lo na liderança do ranking com outros políticos, como Barack Obama, ex-presidente dos Estados Unidos, com 135,4 milhões de votos, e Vladimir Putin, presidente da Rússia.

No levantamento, dos seis mais votados, três foram presidentes dos EUA. Além de Obama, que "perde" apenas para Lula, o quarto mais votado foi Franklin Roosevelt, e o sexto, Bill Clinton.

Reportagem da estagiária Luana Dandara, sob supervisão de Eduardo Pierre, com Estadão Conteúdo

Cármen Lúcia alfineta Lula sobre condenação
Ministra Cármen Lúcia preside sessão plenária no Supremo
Ministra Cármen Lúcia preside sessão plenária no SupremoRosinei Coutinho/SCO/STF
Publicidade
A presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), ministra Cármen Lúcia, fez um discurso entendido como uma indireta para Lula na abertura do ano judiciário ontem, apesar de ter sido indicada justamente pelo ex-presidente para o cargo.
"Pode-se ser favorável ou desfavorável à decisão judicial pela qual se aplica o direito. Pode-se buscar reformar a decisão judicial, pelos meios legais, pelos juízos competentes. É inadmissível e inaceitável desacatar a Justiça, agravá-la ou agredi-la", afirmou.
Publicidade
Na semana passada, o petista disse que não teria porque respeitar a condenação do TRF-4, por ser "parcial" e "falsa".
 
Você pode gostar
Comentários