This still image taken from a SpaceX livestream video shows
This still image taken from a SpaceX livestream video shows "Starman" sitting in SpaceX CEO Elon Musk's cherry red Tesla roadster after the Falcon Heavy rocket delivered it into orbit around the Earth on February 6, 2018. Screams and cheers erupted at Cape Canaveral, Florida as the massive rocket fired its 27 engines and rumbled into the blue sky over the same NASA launchpad that served as a base for the US missions to Moon four decades ago. / AFP PHOTO / SPACEX / HO / RESTRICTED TO EDITORIAL USE - MANDATORY CREDIT "AFP PHOTO / SPACEX" - NO MARKETING NO ADVERTISING CAMPAIGNS - DISTRIBUTED AS A SERVICE TO CLIENTSAFP/SpaceX
Por

Estados Unidos - Um Tesla Roadster vermelho está, neste momento, viajando a 40 mil quilômetros por hora rumo à órbita de Marte. Ao volante, Starman, um boneco com traje de astronauta; no painel, os dizeres "Don't panic!", ou "Não entre em pânico!", em inglês. Dentro do carro elétrico de 100 mil dólares, etiquetas que avisam: "Made on Earth by humans" ou "Feito na Terra por humanos". São esses os protagonistas da mais recente aventura de Elon Musk, visionário da montadora Tesla e da SpaceX, companhia privada que está revolucionando a corrida espacial.

Pôr um carro no espaço sideral parece uma excentricidade, mas o sucesso da empreitada tem grande valia para a exploração do cosmo. O Falcon Heavy, mais poderoso foguete do momento, é também muito viável economicamente. O lançamento custou 90 milhões de dólares, uma ninharia perto do bilhão de dólares previsto para um voo do SLS, o foguete similar da Nasa.

Grande parte da economia está nos propulsores reutilizáveis. Dos três usados na terça-feira, dois retornaram como cães domésticos à base de Cabo Canaveral (o principal se perdeu no mar).

A companhia afirma que o Falcon Heavy "pode transportar o dobro de carga útil que o foguete operativo mais poderoso que existe, o Delta IV Heavy", por um terço do preço.

O 'satélite-carro' de Musk se saiu tão bem que vai passar da órbita de Marte, chegando ao Cinturão de Asteroides. Lá, deve manter distância e vagar no espaço por bilhões de anos. Isso se não bater...

 

Você pode gostar
Comentários