Angra 1 desligada no sábado (13) voltou a produzir energia nesse domingo(14) com 100 % da sua capacidade Divulgação/Eletronuclear

Angra dos Reis - Trabalhadores alertaram para um problema na turbina de vapor de Angra 1, na noite desse sábado(13). A Eletronuclear, que administra o complexo, disse que o evento foi uma falha mecânica em uma das bombas de água que alimenta os  geradores, e teve que ser desligada. A unidade se manteve com sua capacidade reduzida em menos de 50% e ontem (14) ela voltou ao sistema com produção máxima de 100%.
Angra 1 voltou ao sistema de produção recentemente, depois de uma parada programada para troca de combustível, e nesse final de semana  precisou reduzir de 100% para 48% sua potência,  para correção do problema apresentado em uma das bombas de água. Segundo os trabalhadores durante o evento chegou a sair uma carga maior de vapor de água.
Em nota a Eletronuclear, através da sua assessoria, esclareceu que no sábado (13), houve uma falha mecânica em uma das bombas de água de alimentação principal para os geradores de vapor de Angra 1. Destacando que "o evento ocorreu no sistema secundário da unidade, sem qualquer impacto na segurança da usina, e não trouxe consequências ao meio ambiente e nem colocou em risco os trabalhadores".
Na ocasião, a bomba precisou ser desligada e, seguindo procedimentos operacionais, a carga do reator da usina foi reduzida em 48%. Entretanto, Angra 1 retornou a 100% já no domingo (14), conforme programação com o Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS).
Você pode gostar
Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor.