Rua Coronel Carvalho, no centro da cidade, inundada com temporalDivulgação/reprodução rede social

Angra dos Reis – Uma das principais ruas do centro de Angra dos Reis, na costa verde, a Coronel Carvalho, ficou inundada. Bairros como: Bracuí, rua Itaperuna na Japuíba, Rua Beira Rio, no Frade, foram umas das localidades atingidas pelo temporal que caiu  na noite desta terça-feira (5), e durou um pouco mais de uma hora. Neste momento em alguns bairros ainda chove com menos intensidade.
Até o momento não há registro oficial de mortes, desabrigados ou desalojados, segundo a Defesa Civil. Por coincidência, hoje, foi realizado teste das sirenes nos bairros do Camorim Grande e na Gamboa. Ontem (4) outras comunidades de áreas de risco também foram testadas. Segundo o Relações Públicas da Defesa Civil, Lauro Oliveira, em rede oficial, na tarde de hoje, foi enviado aviso SMS da possibilidade de chuvas por todo município e alerta " Nós ficaremos monitorando e informando a população se necessário".
Segundo balanço da prefeitura foi um acumulado de 116mm em 24h, além dos alagamentos das ruas o temporal causou: deslizamentos de encostas no Morro do Carmo que teve uma casa interditada,  queda de uma árvore no bairro Belém, uma casa invadida pela lama que veio junto com a enxurrada, não houve necessidade de interdição do imóvel, sem feridos e somente limpeza, na Estrada do Contorno a queda de uma árvore foi registrada sem maiores problemas, e removida pela Defesa Civil. As equipes ainda vistoriaram e monitoraram os rios : Japuíba, Pontal, Ariró, Santa Rita do Bracuí e Bracuí, que voltou a ter transbordo, em pontos que passam por obras de melhorias.
 
Rio-Santos: motoristas encontraram dificuldades para trafegar nesta noite - Divulgação/Reprodução rede social
Rio-Santos: motoristas encontraram dificuldades para trafegar nesta noiteDivulgação/Reprodução rede social
Neste momento agentes da Defesa Civil estão percorrendo os locais de risco para verificar se houve rastros do temporal. Um dos bairros mais afetados com o temporal, segundo Lauro foi o Bracuí e há previsão da chuva continuar. " É muito importante que todos fiquem atentos principalmente moradores de área de encosta e ribeirinha" - alerta Lauro. 
Ainda de acordo com informações da prefeitura, a Defesa Civil enviou mensagem de aviso meteorológicos à população inscrita no sistema de alerta e alarme às 15h de terça-feira,( 6), sobre a possibilidade de chuva. Mais tarde, às 19h40, uma nova mensagem avisou sobre os altos indicies pluviométricos detectados no município.

De acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (INMET), a previsão é de que as chuvas se estendam pelos próximos dias. Por conta disso, a situação segue sendo monitorada e todos devem ficar atentos aos canais oficiais da Prefeitura de Angra e às orientações que poderão ser transmitidas caso necessário. 

CADASTRAMENTO PARA RECEBER INFORMAÇÕES DA PREFEITURA

Em Angra, mais de 40 mil pessoas estão cadastradas no sistema de aviso por SMS, que é gratuito. Para receber as mensagens preventivas quanto ao cenário meteorológico, é necessário enviar um SMS para o número 40199, informando apenas o CEP da residência, pousada, hotel, local de trabalho etc. Mesmo sem créditos, o cidadão inscrito recebe as mensagens.
Rua Beira Rio, no Frade - Divulgação/ reprodução rede social
Rua Beira Rio, no FradeDivulgação/ reprodução rede social
Equipes da Enel estão atendendo alguns bairros. A comunidade do Camorim com quedas de energia está com equipe trabalhando.
Rua Itaperuna, na Japuíba - Divulgação/reprodução rede social
Rua Itaperuna, na JapuíbaDivulgação/reprodução rede social
Dúvidas também podem ser esclarecidas pelos telefones 199 / (24) 3365-4588. Em caso de emergência liguem 199 ou envie mensagem Zap (61) 20344611.
Você pode gostar
Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor.