Encontro reuniu lideranças ambientais na sede do INEA em Angra dos Reis Divulgação/Reprodução IPHAR
Angra dos Reis - "A conservação do uso sustentável das ilhas e praias e costões de Angra dos Reis, cidade da costa verde, foi uma das pautas discutidas na primeira reunião do Conselho Consultivo da APA TAMOIOS, realizada na sede do Instituto Estadual do Ambiente, INEA, em Angra os Reis/RJ.
A reunião na semana passada, pautada principalmente pela discussão em torno da revisão do Plano de Manejo da APATam, como normas de uso e estrutura, foi avaliada pelos participantes, entre eles IPHAR, como positiva. Foram realizadas várias oficinas nos últimos 2 meses no continente e Ilha Grande , onde a população , representada por dezenas de entidades populares e estatais discutiram e modificaram uma nova proposta do documento. Participaram conselheiros, Ongs, órgãos governamentais e associações de moradores,
No encontro, Joanna Martins, gestora da Unidade de Conservação: "Mesmo com as dificuldades, conseguimos desenvolver diversas atividades de educação ambiental, apoio a pesquisas científicas e fiscalização ".
No debate em torno da sustentabilidade, os participantes deram algumas sugestões, e foram acatadas pelo Conselho, entre elas; a correção no texto e mapas com a proposta do novo zoneamento de forma mais visíveis e solicitaram mais prazo para analisar à versão a ser corrigida. Além de um calendário de três reuniões até novembro.
O IPHAR (Instituto de Pesquisa Histórica e Arqueológica de Angra dos Reis), como membro editalício desde 2022, com projetos e demandas pelo patrimônio cultural, apresentou no encontro a recente descoberta e registro de sítios arqueológicos inéditos na Ilha da Gipóia e no continente, através de uma missão arqueológica que contou com a participação de integrantes do departamento de arqueologia da UERJ , de historiadora do Sankonfa/CnPQ e apoio de guardas-parques do PEIG/APATam. Ainda de acordo com informações do presidente do Instituto, Carlos Eduardo " as ações do IPHAR dentro do Conselho continuam".



Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor.