Cada unidade de ensino contemplada com o projeto ganhou vários equipamentos, como microscópio, lupa binocular, notebook e datashow, entre outros materiais para uso em laboratórioDivulgação

Araruama - A Universidade Estadual do Rio de Janeiro (Uerj) abriu uma seletiva para o projeto educacional Cultura Oceânica, do qual participaram diversas escolas das redes municipal e estadual dos 92 municípios do Estado. Apenas quatro escolas foram selecionadas e, dentre elas, a Escola Municipal André Gomes dos Santos, no bairro Bananeiras, em Araruama.
O projeto “Cultura Oceânica” foi aprovado no Edital Faperj - Apoio a Melhoria das Escolas da Rede Pública Sediadas no Estado do Rio de Janeiro. Cada unidade de ensino contemplada com o projeto ganhou vários equipamentos, como microscópio, lupa binocular, notebook e datashow, entre outros materiais para uso em laboratório. Além disso, um aluno de cada escola é beneficiado com uma bolsa para “Jovem Talento”, financiada pela instituição.
O objetivo do projeto é disseminar o conhecimento sobre o oceano para que os alunos discutam a melhor forma de preservação dos ambientes costeiros. Durante esse processo, os alunos trabalham conteúdos que os aproximam dos problemas vivenciados no cotidiano e que facilitem o entendimento e a aplicação.
A temática “Lixo no mar” tem sido trabalhada pelos alunos e professores e eles participam de várias atividades práticas, como oficinas e trabalhos de campo. O projeto é dividido em várias etapas.
No primeiro semestre de 2023 estão sendo realizadas ações, como pesquisas, coleta, quantificação e caracterização do lixo recolhido pelos alunos. Já em 2024 esse conteúdo será transformado em um artigo científico. A Escola Municipal André Gomes dos Santos poderá participar, inclusive, de um projeto de pesquisa internacional sobre o tema.
O projeto como um todo é coordenado pelo professor Dr. Fábio Araújo e tem a colaboração dos professores Dr. André Senna e Dr. André Carvalho, todos professores da Faculdade Formação de Professores da Uerj.
O conteúdo pensado para o projeto deve colaborar na formação de cidadãos e futuros profissionais conscientes da necessidade de realização de ações que minimizem os impactos negativos causados pela humanidade aos ambientes marinhos e costeiros.
Você pode gostar
Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor.