Yasmin Albuquerque e Estefanie Barbosa foram eleitasFoto: Divulgação

Areal - Dando continuidade ao marco histórico que foi a realização da sua 1ª Conferência Municipal do Meio Ambiente, entre os dias 12 e 14 de março, Areal participou da etapa Estadual da Conferência (CEMA-RJ) e trouxe mais uma grande conquista para o município. As duas delegadas eleitas na etapa municipal, Yasmin Albuquerque, secretária de Meio Ambiente, e Estefanie Barbosa, do Quilombo Boa Esperança, foram eleitas para representar Areal na 5ª Conferência Nacional do Meio Ambiente (CNMA).
A CEMA-RJ é uma etapa crucial da CNMA, que reúne os representantes de diversos municípios fluminenses – sejam eles especialistas, autoridades ou membros da sociedade civil – em um grande debate sobre o futuro do país no contexto das mudanças climáticas. O principal objetivo desta etapa é agregar à discussão sobre os 5 eixos temáticos (mitigação, adaptação e preparação para desastres, justiça climática, transformação ecológica e governança e educação ambiental) e selecionar as melhores propostas elaboradas durante a etapa municipal. Ao todo, 20 propostas prioritárias foram escolhidas e aprimoradas, as quais envolvem desde a preservação ambiental até a transformação das práticas econômicas e sociais em meio aos desafios climáticos.
Entre os 60 delegados eleitos para representar o Rio de Janeiro e os municípios fluminenses, e levar as propostas à Conferência Nacional, estão Yasmin Albuquerque e Estefanie Barbosa, do município de Areal. A secretária de Meio Ambiente de Areal ocupa uma das 6 vagas destinadas ao Poder Público Municipal, enquanto a coordenadora ambiental do Quilombo Boa Esperança ocupa uma das 6 vagas na categoria Comunidades Tradicionais e Povos Indígenas. Estar tão bem representada na CNMA é uma conquista muito significativa para Areal, que tem construído um verdadeiro legado de sustentabilidade e cuidado com a natureza.