Palestra educativa Ascom
Durante as palestras foram abordados temas como a importância do diagnóstico precoce, bem como o tratamento para o combate da doença. Segundo a coordenadora do CDI, Danielle Barbosa, o tratamento contra a tuberculose dura seis meses e é feito à base de antibióticos, com esquema preconizado pelo Ministério da Saúde. Toda a medicação para o tratamento é disponibilizada gratuitamente pelo Sistema Único de Saúde (SUS).
A enfermeira do CDI, Maria Auxiliadora, informou que, para dar mais agilidade ao tratamento de pacientes com HIV internados no Hospital Geral e com suspeita de tuberculose, a Secretaria de Saúde realiza um exame de sangue que entrega o resultado em apenas 30 minutos: é o teste rápido de tuberculose. A aquisição representa um avanço crucial no diagnóstico precoce e no tratamento imediato da tuberculose, infecção que pode ser agravada pela presença do HIV.
Além da palestra, houve distribuição de panfleto educativo, bem como aferição da pressão arterial e atendimento para avaliação nutricional.
A programação seguirá durante a semana, com atividades nas unidades de Estratégia de Saúde da Família do Morro Boa Vista e Hermes Barcellos, nesta terça-feira (25), no Morro da Cabocla, na quarta (26), e na Policlínica Municipal na sexta (28).


Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor.