Rio - A Renault resolveu não esperar até o Salão de Genebra, que acontece em março, na Suíça, para apresentar ao público o novo Clio. Em sua quinta geração, o modelo tenta manter o bom resultado das linhas anteriores, que renderam ao modelo a liderança no segmento dos hatchs em toda a Europa.
Aliado à nova proposta visual presente em modelos lançados pela Renault, o Clio traz design ousado, cheio de vincos e apliques cromados. Os faróis são afilados e contam com luz diurna em LED, que avança sobre o para-choque.
A grade dianteira é composta por elementos em 3D. Na traseira, as lanternas começam na lateral e invadem o porta-malas. O formato da peça e a disposição das luzes lembram o design das lanternas do Mégane RS, o irmão esportivo e premium do Clio.

Outra mudança é a utilização da nova plataforma modular CMF-B, versão ligeiramente maior que a CMF-A, usada anteriormente e que é a base do subcompacto Kwid. A nova estrutura deve garantir mais espaço interno para o modelo. Segundo a própria Renault, a capacidade do porta-malas cresceu de 365 litros 391 litros.
Apesar de detalhes do entre-eixos não terem sido revelados, o interior teve características reveladas que devem agradar os consumidores. De acordo com a montadora francesa, o modelo terá a maior tela multimídia da categoria (9,4 polegadas). Posicionado na vertical, o equipamento dividirá a atenção do motorista com o novo painel de instrumentos. O computador de bordo terá tela a cores de sete polegas em TFT nas versões de entrada, e de dez polegadas nas configurações mais caras do modelo.
Além dos dispositivos de tecnologia, o interior está mais bonito. Normalmente criticado por ter um acabamento mais simplório, a Renault adotou materiais de diferentes texturas e tonalidades para deixar o modelo mais elegante. Um dos exemplos são os bancos em couro, que ganharam padronagem mais esportiva para garantir melhor encaixe de costas e pernas.

No quesito motorização, nada foi revelado. Mas há previsão de uma versão híbrida equipada com motor a combustão e outro elétrico. Na segurança, destaque para os itens de condução semi-autônomos, como o assistente de frenagem de emergência e o controle de aceleração adaptativo.
Apesar de incerta, estima-se que a chegada do novo Clio ao Brasil seja em 2021, ano em que haverá o lançamento das novas gerações de Sandero e Logan, que devem sofrer mudanças mais drásticas. No Brasil, o novo Clio deve concorrer com o Volkswagen Polo e o Fiat Argo.