Informações sobre o próprio pneu vão impressas no produto - Divulgação
Informações sobre o próprio pneu vão impressas no produtoDivulgação
Por IG - Carros

Os pneus do carro são um dos itens mais importantes. Não por acaso, além da escolha da medida correta, estabelecida pelo fabricante, é preciso também ficar atento a outras características, que, é claro, podem influenciar negativamente na segurança, no conforto de rodagem e até no consumo de combustível.

De acordo com a fabricante Dunlop, por suportar a carga do veículo, amortecer impactos, atuar nas frenagens e transmitir a tração do conjunto motriz para o solo, os pneus estão entre os componentes mais exigidos. Portanto, é fundamental avaliar o perfil de uso do pneu, principalmente no caso dos SUVs.

Carros que rodam somente por pisos pavimentados não precisam ser equipados com pneus do tipo misto — estes são projetados para o fora-de-estrada. Já os automóveis que estão sempre em trechos de terra e cascalho, por exemplo, precisam de 'calçados' off-road 'puros' para ter o melhor desempenho de rodagem.

Mas não é só. Outros dados que devem ser considerados são os índices de resistência de carga e de velocidade máxima tolerada, que são indicados em etiqueta do Inmetro que vai no próprio produto. Nele, há um código alfanumérico, geralmente informado após os dados de tamanho.

Identificado por uma sequencia de dois ou três números, o índice de carga do pneu aponta o peso máximo que o produto pode suportar em rodagem. Quanto maior o número, maior a tolerância. Já o símbolo de velocidade, que é identificado por uma letra, aponta a velocidade máxima em que o produto pode rodar de maneira segura. As tabelas podem ser consultadas nos sites dos fabricantes.

Você pode gostar
Comentários