'Muvone', táxi desenvolvido para a mobilidade segura e evitar a covid-19 - Divulgação
'Muvone', táxi desenvolvido para a mobilidade segura e evitar a covid-19Divulgação
Por LUIZ ALMEIDA
Soluções inovadoras para a mobilidade em tempos de distanciamento social. Em poucas palavras, foi o que propôs a Ford a estudantes de design da Europa com o prêmio o New Norm Mobility Award — em tradução livre, Prêmio de Mobilidade Novo Normal. E o vencedor foi o conceito de táxi autônomo 'muvone'. 

Desenvolvido por Marius Lochner, da Staffordshire University, no Reino Unido, o veículo tem um interior pensado para a segurança em tempos de covid-19. Não por acaso, as superfícies são planas e com materiais fáceis de limpar. Isso tudo para que o 'muvone' possa ser desinfetado entre uma corrida e outra. O prêmio fez parte do New Designers Awards, feira universitária de design do Reino Unido, com a parceria da Revista Top Gear.

“A crise da covid-19 influenciou muito nossas vidas, mudou a maneira como as pessoas e as mercadorias são transportadas e criou um ‘novo normal’ para todos”, destacou Chris Hamilton, designer-chefe da Ford Europa. “Isso requer novas ideias de design, recursos e aplicativos para a mobilidade, num momento em que o veículo é o espaço privado preferido e a saúde é mais importante que nunca”, completou.
Segundo a Ford, o 'muvone' está muito próximo da abordagem de design da marca, atualmente centrada no ser humano. Assim, o prêmio para um veículo inteligente com foco na privacidade e segurança do indivíduo. O prêmio foi de mil libras — cerca de R$ 7 mil — e um semestre de orientação com o designers da Ford Europa.