Funcionários da Prefeitura iniciaram os trabalhos na área logo após a inundaçãoDivulgação

Nesta quinta-feira (20), a Prefeitura de Barra do Piraí decidiu antecipar o pagamento do aluguel social para os moradores do Lago Azul, afetados pela inundação ocorrida em janeiro deste ano. Segundo a assessoria de comunicação, a prefeitura usará recursos próprios do tesouro municipal, ao mesmo tempo em que vai aguardar os recursos do Governo do Estado e acionar a K-Infra judicialmente, no sentido de ressarcir os cofres públicos.
A Prefeitura ressalta que um problema em uma obra feita pela K-Infra, concessionária responsável pelo trecho da BR-393 que passa por Barra do Piraí, somado a uma intensa chuva, ocasionou a inundação de diversas residências no bairro Lago Azul em 6 de janeiro deste ano. Com o incidente, 23 moradores foram afetados, necessitando receber o benefício do aluguel social para garantir o direito à moradia. Apesar da atuação do Governo do Estado para contemplar as famílias afetadas, o governo municipal determinou que a Secretaria Municipal de Assistência Social realize o pagamento do programa, garantindo, assim, o direito dos cidadãos afetados.
Em entrevista, o prefeito de Barra do Piraí, Mario Esteves, expressou que a prioridade no momento é ajudar as famílias e que, por isso, a prefeitura está redirecionando recursos próprios para realizar o pagamento. Além disso, ressaltou que a prefeitura tem realizado diversas ações para auxiliar os moradores do local. “A prefeitura vai assumir esse compromisso, com recursos próprios, neste primeiro momento, enquanto aguardamos a tramitação junto ao Governo do Estado. Mas, não deixaremos de cobrar a K-Infra na justiça, pois, além de ser a responsável pelo problema, a empresa sequer atuou, na época, para drenar a água empossada no bairro. Fomos nós, do governo municipal, que conseguimos a bomba para fazer o serviço, e acompanhamos as famílias desde o primeiro momento", disse Esteves.