Equipes da Defesa Civil seguem monitorando as áreas de risco em Barra MansaDivulgação/CCS PMBM

Barra Mansa - A Coordenadoria de Proteção e Defesa Civil (COMPDEC) de Barra Mansa divulgou na manhã de domingo (21), o balanço das ocorrências registradas nas últimas horas por conta do volume de chuvas no período. Durante a madrugada houve o transbordamento do Rio Barra Mansa, que atingiu a cota máxima, fazendo com que a água chegasse a ruas dos bairros Jardim Marajoara, Nova Esperança, São Luiz, Boa Sorte e Piteiras.
De acordo com o coordenador da Defesa Civil, João Vitor da Silva Ramos, o ponto de apoio foi aberto à população e, apesar dos transtornos, não houve registros de desalojados ou desabrigados.
“O plano emergencial do município foi acionado e, às 2h50, as sirenes do Nova Esperança e Piteiras foram ligadas, pois o nível do rio estava subindo e logo chegou à cota máxima de 3,40 metros. Não tivemos ocorrências graves e, por volta das 4h, a água começou a baixar”, disse João Vitor.
Ainda de acordo com o coordenador da Defesa Civil, as equipes seguem monitorando as demais áreas de risco na cidade. “Estamos acompanhando principalmente os rios do nosso município. O Paraíba do Sul, apesar de se encontrar com volume elevado, está dentro do seu limite de segurança. Estamos constantemente em contato com a Represa de Furnas e, diante de qualquer adversidade que venha a ocorrer, nós imediatamente iremos comunicar toda a população”, acrescentou João Vitor.
Prefeitura realiza limpeza em bairros afetados pelas chuvas
No domingo (21), equipes do Serviço Autônomo de Água e Esgoto de Barra Mansa (Saae-BM) e da Secretaria Municipal de Manutenção Urbana (SMMU) foram para as ruas realizar a limpeza em áreas que foram afetadas pelas chuvas que atingiram Barra Mansa na madrugada. O trabalho consistiu em retirar das vias públicas galhos, lixo e lama que surgiram após a cheia do Rio Barra Mansa. Os bairros mais atingidos foram Nova Esperança, São Luiz, Boa Sorte, Piteiras e Jardim Marajoara.
O coordenador da CRS (Coordenadoria de Resíduos Sólidos), Vinícius Paiva, destacou a prontidão dos serviços. “Após as fortes chuvas que caíram em nossa região, a equipe de plantão do Saae logo pela manhã entrou em ação nos bairros que foram afetados. Até o momento estamos amenizando os danos causados com máquinas, caminhões e operadores na raspagem de lama”, ressaltou.
Durante este período de chuvas, as equipes das secretarias de Ordem Pública, de Manutenção Urbana e de Assistência Social e Direitos Humanos atuam em sistema de plantão atendendo as ocorrências. A Defesa Civil pode ser acionada através dos telefones 199, (24) 3028-9370 ou ainda pelo WhatsApp (24) 98121-3427. Já o Corpo de Bombeiros atende pelo número 193.
Você pode gostar
Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor.