Rio - A secretária de estado de Educação (Seeduc), Roberta Barreto, e o diretor geral do Degase-RJ - Departamento Geral de Ações Socioeducativas do Rio de Janeiro, Victor Hugo Poubel, firmaram na última terça-feira (24), com o Senac – Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial, o compromisso de uma nova parceria que irá beneficiar também os jovens do programa de internação, oferecendo capacitação socioprofissional. Na sua primeira fase, a iniciativa inédita foi implementada, em agosto, para os jovens do programa individual de semiliberdade.
Os cursos que compõem o programa de internação serão ministrados nas dependências dos CENSEs - Centros de Socioeducação, localizados em Belford Roxo, Galeão, Volta Redonda, Campos dos Goytacazes, Niterói e Nova Friburgo. Haverá opções nas áreas de Tecnologia da Informação (TI), Gastronomia, Beleza, Gestão, Pet, Turismo, Hospitalidade e Lazer, Produção cultural e Design, além de aulas socioemocionais e de orientação em projeto de vida.
O projeto inclui familiares e egressos do Degase-RJ de todo estado, com a oferta de turmas gratuitas em cursos de capacitação, por meio do Programa Senac de Gratuidade (PSG), com auxílio-transporte incluso.
“Contamos com a sensibilidade do governador ao viabilizar essa capacitação também para os jovens do programa de internação. Agora, além da formação que recebem cursando o ensino fundamental ou médio em nossas unidades escolares, mais socioeducandos vão ter a possibilidade de levar, para uma nova etapa de vida, essa capacitação em diversas áreas que oferece novas perspectivas para o mercado de trabalho.” explicou a secretária Roberta Barreto.
Ao final do curso, os jovens receberão certificado de conclusão e poderão contar com a plataforma Interliga, área de negócios do Senac RJ que aproxima alunos e empresas no mundo do trabalho
“Agradeço o empenho de todos nessa iniciativa. Em várias ocasiões, os jovens do Degase demostram interesse e pedem a sua inclusão em cursos como os que estão sendo oferecidos agora. Isso é muito importante para a socioeducação. São oportunidades que abrem portas para eles.” disse o diretor Victor Poubel.
O Senac RJ terá equipe dedicada exclusivamente para o projeto e irá utilizar a metodologia habitual de ensino de aprender fazendo, além de oferecer aulas socioemocionais e orientação em projeto de vida. Dessa forma, os alunos irão desenvolver competências socioprofissionais em aulas práticas. Todos terão acesso a Projetos Integradores, em que são aplicados os conhecimentos adquiridos em projetos interdisciplinares de problemas reais do mercado profissional.
O evento contou com a presença de Antonio Florencio de Queiroz Junior, presidente do Sistema Fecomércio RJ; Sérgio Luiz Ribeiro, Juiz Titular da IV Vara da Infância, da Juventude e Idoso – representando a desembargadora Suelly Lopes Magalhães –; Arthur Souza, conselheiro do RioSolidário; e João Luiz Pereira Rodrigues, presidente do Sind-Degase.
Também compareceram, pela Seeduc, o subsecretário Executivo, Windson Maciel; a subsecretária de Planejamento e Ações Estratégicas, Myrian Medeiros da Silva, além das diretoras do Degase-RJ, Ana Claudia Perrota, Bianca Veloso, Evangelina Maria Dantas Andrade e Mirtes Lopes Bandeira.
Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor.