O mais recente Café realizado pelo Sebrae no interior do estado aconteceu em São Francisco do Itabapoana Foto Divulgação
Cafeicultores do Noroeste Fluminense terão Mostra e Café com Crédito em setembro
Os dois eventos estão programados para Bom Jesus; promovidos pelo Cidennf e o Sebrae, respectivamente
Bom Jesus do Itabapoana – Na contagem regressiva para a terceira edição da Mostra dos Cafés Especiais do Alto Noroeste, programada para nove de setembro, cafeicultores de Bom Jesus do Itabapoana (RJ) logo em seguida terão oportunidade de participar de outro evento importante – o Café com Crédito, dia 12.
A Mostra será realizada pelo Consórcio Público Intermunicipal de Desenvolvimento do Norte e Noroeste Fluminense (Cidennf) em parceria com a Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado do Rio de Janeiro (Emater-Rio), no distrito de Rosal.
O objetivo é reunir cafeicultores e promover a qualidade e a diversidade dos cafés produzidos na Região Noroeste. Além de produtores de Bom Jesus, estarão participando representantes de Natividade, Porciúncula e Varre-Sai; eles poderão apresentar uma amostra de café natural e outra de café processado por via úmida, referentes à safra de 2023.
Já o Café com Crédito é uma iniciativa do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), em parceria com o governo municipal por meio da Sala do Empreendedor, no auditório da prefeitura. A proposta é intermediar o acesso de cafeicultores às instituições financeiras participantes.
O Sebrae tem promovido o Café com Crédito em vários municípios brasileiros. No Estado do Rio de Janeiro, o mais recente (em maio) aconteceu em São Francisco de Itabapoana, no Norte Fluminense, juntamente com a Sala do Trabalhador e Empreendedor e do departamento de Geração de Trabalho e Renda (GTR), ambos da Secretaria Municipal de Trabalho e Desenvolvimento Humano.
Empreendedores do município (indistintamente) receberam orientações importantes de como conseguir crédito, procedimentos a serem adotados e detalhamento a respeito das taxas de juros. Foram apresentadas oportunidades de crédito de diversas instituições, entre elas Caixa Econômica Federal e Banco do Brasil.
De acordo com o Sebrae, o objetivo do Café com Crédito “é fortalecer as empresas do município, por meio de agendas positivas que ampliem a oferta de informações e conteúdos relevantes de gestão empresarial, entre outras ações”.
Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor.