Os estudantes receberam aulas complementares sobre temas com foco no meio ambiente Foto Ascom/Divulgação
Espaço de contato com a natureza proporciona momentos de lazer e aprendizado
Parque Natural Sabiá-Laranjeira é um dos locais de belezas naturais mais expressivos da região noroeste
Bom Jesus do Itabapoana – Um dos espaços de contatos com a natureza mais expressivos e visitados na região noroeste do Estado do Rio de Janeiro, o Parque Natural Municipal Sabiá-Laranjeira de Rosal, em Bom Jesus do Itabapoana tem proporcionado lazer e aprendizado a estudantes do município.
Exemplo mais recente aconteceu na primeira semana de outubro, quando alunos do 5° ano do Ensino Fundamental de escolas da rede municipal, participantes do Projeto "Agente Mirim: Promotores e Produtores de Saúde Ambiental", visitaram o parque, por conta de complementação de aulas com foco no meio ambiente.
As matérias foram sobre compostagem doméstica, apresentadas em sala de aula e a compostagem por leiras, exibida em visita ao Instituto Federal Fluminense (IFF) - campus Bom Jesus, com explicações a respeito da ciclagem natural de matéria orgânica, através da queda de folhas, flores e galhos nas trilhas arborizadas do parque.
A Assessoria de Comunicação (Ascom) do governo municipal pontua que os alunos tiveram conhecimentos de detalhes da conclusão de que a decomposição do material é realizada por microrganismos como fungos e bactérias, agentes que são chamados de decompositores.
“Os alunos puderam também se divertir fazendo, além da trilha, piquenique, brincando no parquinho infantil e jogando futebol e vôlei”, acrescenta a Ascom concluindo que as escolas participantes foram José Bonifácio (14 alunos); Mariquinha Batista (17); Dr. Francisco Batista de Oliveira (24) e Olívio Bastos (14).
O projeto é uma parceria da Fundação Nacional de Saúde (Funasa) com as secretarias municipais de Meio Ambiente, Agricultura e Recursos Hídricos; de Educação, Esporte e Lazer; e de Saúde A visita teve apoio do IFF, que cedeu o ônibus que levou os estudantes ao Parque Sabiá.
Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor.