Foram feitos serviços de solda entre os filtros e outros reparos nos equipamentos Foto Divulgação

Bom Jesus do Itabapoana – O abastecimento de água em Bom Jesus do Itabapoana, no noroeste do Estado do Rio de Janeiro, está recebendo atenção especial nas localidades de Usina Santa Isabel e Nova Bom Jesus; a Estação de Tratamento (ETA) passa por processo de limpeza do material filtrante e reparos.
O trabalho é executado pelo Serviço Autônomo de Água e Esgoto (SAAE) e a previsão é que seja concluído ainda nesta semana, já tendo sido trocados três dos quatro filtros; o equipamento também passou por um processo geral de higienização.
Segundo o presidente do SAAE, Cláudio Figueiral, o último filtro deve ser trocado até sexta-feira (20): “Assim fica resolvido o problema que causava desperdício de parte da água tratada no local; aproveitando o esvaziamento da cisterna, foram feitos serviços de solda entre os filtros e outros reparos necessários”.
Figueiral afirma que o próximo passo será resolver os sérios problemas na captação de água; ele adianta que haverá modificações nesse setor. Em maio, o SAAE realizou reforma do sistema de captação e distribuição de água que atende os moradores das localidades de Mutum de Cima e Mutum de Baixo.
A execução envolveu 12 pessoas, entre engenheiro, mestre de obras, técnicos e pedreiros, em parceria com a Companhia Estadual de Água e Esgoto (Cedae) e a Secretaria de Obras. Foram substituídos 1,1 mil metros de tubos e instalado um reservatório de cinco mil litros que funciona como decantador.
A operação proporcionou à rede, aumentar a vazão da água que passa pelos filtros, antes de seguir para o sistema de distribuição; também foi executado o desassoreamento do trecho onde é feita a captação. Na oportunidade, Figueiral prometeu construir um abrigo para manter um operador de estação do Mutum trabalhando 24 horas.