Solenidade foi realizada em frente à sede do governo, com a presença do Tiro de Guerra Foto Ascom/Divulgação
Dia da Bandeira é comemorado pelo governo municipal e Tiro de Guerra
Evento aconteceu nessa quinta-feira, com a participação de estudantes e diversas autoridades
Bom Jesus do Itabapoana – Considerado um dos mais importantes símbolos da pátria, juntamente com o Hino, o Brasão e o Selo, o Pavilhão Nacional foi ressaltado nessa quinta-feira (16), em Bom Jesus do Itabapoana (RJ), por conta do Dia da Bandeira.
A iniciativa foi do governo municipal, em conjunto com o Tiro de Guerra 01-001. A solenidade aconteceu em frente à sede da prefeitura, no centro da cidade, onde foram hasteadas as bandeiras nacional, estadual e municipal.
Participaram do evento o prefeito Paulo Sergio Cyrillo; chefe de Instrução do TG, 1º sargento EB Everaldo de Oliveira Almeida; subtenente da PM, José Marcio de Almeida; secretários municipais; vereadores; estudantes e profissionais da educação.
Atiradores do TG, da guarnição da Policia Militar do Estado do Rio de Janeiro e a Guarda Civil Municipal de Bom Jesus também prestigiaram. “Precisamos ressaltar a importância de criar respeito à nossa bandeira desde pequenos”, incentiva o prefeito.
A Assessoria de Comunicação (Ascom) do governo realça que a versão com as cores que representam o país, verde e amarela, só começou a ser usada na bandeira em 1822: “Elas foram previstas em um decreto, que dizia que verde simbolizaria a casa de Bragança, de Dom Pedro I, e o amarelo faria referência à casa de Habsburgo, de Dona Leopoldina”.
A Ascom aponta ainda que “só em 1889, com a Proclamação da República, a bandeira mudou, primeiro sendo adotada uma provisória, por quatro dias, inspirada na bandeira americana e que apresentava 13 listras, como referência às 13 colônias que o Brasil tinha à época”.
Criada por Raimundo Teixeira Mendes e Miguel Lemos, o novo pavilhão tem 27 estrelas, que representam os 26 estados brasileiros e o Distrito Federal. “De acordo com a Lei Nº 8.421/1992, as estrelas que figuram na Bandeira Nacional correspondem ao aspecto do céu, na cidade do Rio de Janeiro, às 8h30 do dia 15 de novembro de 1889, momento da proclamação”, conclui a Ascom.
Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor.