São mais de três dezenas de máquinas modernas para atendimento aos pacientes renais Foto Ascom/Divulgação

Bom Jesus do Itabapoana – Instalado em prédio anexo ao Hospital São Vicente de Paulo (HSPV), o Centro de Hemodiálise de Bom Jesus do Itabapoana (RJ) está equipado com máquinas para atender 32 pacientes renais ao mesmo tempo. A inauguração aconteceu no início da semana.
A construção da unidade foi garantida com recursos de emendas parlamentares indicadas por senadores, deputados estaduais e federais. Participaram da solenidade o senador Carlos Portinho e os deputado Sóstenes Cavalcante (federal) e Jair Bittencourt (estadual), além de prefeitos de diversos municípios do noroeste fluminense e várias outras autoridades da região.
O diretor executivo do HSVP, Victor Jorge Pavan, ressalta que o hospital pode aumentar em 400 ou 500 cirurgias por dia, chegando a seis mil procedimentos por ano. A pedido da secretária de Saúde, Márcia Azevedo, os pacientes de Bom Jesus do Norte estão incluídos no serviço de hemodiálise.
O prefeito Paulo Sérgio Cyrillo assinala o bom relacionamento com a Câmara Municipal o empenho do senador Portinho e dos deputados Cavalcante e Bittencourt, pelo atendimento às demandas do município: “Quando damos as mãos tudo começa a funcionar; os parlamentares são amigos do povo de Bom Jesus e sabemos que seus gabinetes estão sempre abertos para nós”.
Cyrillo acredita que a inauguração do Centro de Hemodiálise seja o começo de uma grande obra: “A hemodiálise vai funcionar no primeiro andar, mas a obra do prédio de seis andares, com direito a heliponto, seguirá em frente”. O senador Portinho elogia o caráter do prefeito de Bom Jesus e comenta que a nova unidade vai servir para cuidar e salvar muitas vidas.
Jair Bittencourt pontua que o hospital já é um dos maiores do Estado do Rio de Janeiro: “A gestão foi corajosa ao abrir tantas vagas no período crítico da pandemia de Covid e é por isso que hoje tem 96 leitos de UTI, quase todos para pacientes do SUS”.
Já o deputado Sóstenes Cavalcante revela que, ao destinar recursos para as camas hospitalares da instituição, ficou surpreso ao receber a prestação de contas da prefeitura: “Nunca vi algo parecido e, dali pra frente, passei a ter certeza de que as verbas que chegam aqui são realmente empregadas nos serviços para a população”.