O projeto orienta consórcios públicos para inspeção dos produtos de origem animal Foto Divulgação

Bom Jesus do Itabapoana – Um marco histórico acaba de atingir o Consórcio Intermunicipal de Desenvolvimento do Norte e Noroeste Fluminense (Cidennf), ao ser oficialmente reconhecido como equivalente ao Sistema Brasileiro de Inspeção de Produtos de Origem Animal (SISBI-POA). O destaque está publicado no Diário Oficial da União desta terça-feira (21).
O Cidennf é presidido pela prefeita de Quissamã, Fátima Pacheco, e tem 18 municípios consorciados, um deles Bom Jesus do Itabapoana. A assessoria de imprensa do consórcio ressalta que a conquista representa a excelência nos procedimentos realizados pelo Serviço de Inspeção Municipal executados pelo SIM/Cidennf.
“O reconhecimento não é apenas um resultado isolado, mas parte integrante do Projeto de Ampliação Mercado de Municípios Integrados ao Sisbi-Poa por Meio de Consórcios Públicos Municipais (Consim 2022-2023)”, realça a assessoria acentuando que o objetivo do projeto é orientar tecnicamente os consórcios públicos de municípios na expansão de seus serviços de inspeção de produtos de origem animal.
O secretário executivo do Cidennf, Vinicius Viana, destaca que o Consim 2022-2023 orientou o consórcio em todas as fases, desde o planejamento até a execução, culminando na obtenção desse título expressivo. Ele avalia que o reconhecimento é um testemunho do comprometimento e da qualidade dos serviços prestados aos municípios associados ao SIM/Cidennf.
NOVOS HORIZONTES - Viana entende que o feito não apenas atesta a excelência dos produtos de origem animal na região: “Isso também abre novos horizontes, permitindo que nossas agroindústrias alcancem um público nacional, impulsionando o desenvolvimento econômico e promovendo oportunidades de crescimento para as empresas habilitadas de nossos municípios consorciados".
A entrega oficial do título de equivalência ao SISBI-POA será na próxima terça-feira (28), no município de Mirassol d’Oeste/MT. A diretora adjunta do SIM/Cidennf, Layra Pré, pontua que, “a partir de agora, o consórcio se posiciona estrategicamente como um facilitador para a expansão sustentável do mercado agroindustrial, contribuindo para a segurança alimentar e consolidando sua liderança no setor”.
Layra Pré enfatiza que o Cidennf segue impulsionando o desenvolvimento econômico e a excelência na produção de alimentos nas regiões Norte e Noroeste Fluminense do Estado do Rio de Janeiro.
Além de Bom Jesus do Itabapoana, fazem parte do Cidennf os municípios de Aperibé, Cambuci, Campos dos Goytacazes, Carapebus, Cardoso Moreira, Conceição de Macabu, Italva, Itaperuna, Macaé, Miracema, Porciúncula, Quissamã, São Fidélis, São Francisco de Itabapoana, São João da Barra e Varre-Sai.