Por rodrigo.sampaio

São Paulo - Bombeiros começaram por volta das 7h20 desta sexta-feira o trabalho de desbloqueio da Avenida Giovani Gronchi, na altura da Rua Sebastião Francisco, na zona sul de São Paulo. Segundo o funcionário de um posto próximo ao local, os manifestantes colocaram fogo em pneus e em quatro caçambas de lixo às 6h.

"Não teve confronto. Eles largaram os pneus e avisaram os motoristas que não dava mais para passar", relatou o funcionário, que preferiu não se identificar. Policiais afirmam ter chegado ao local por volta das 6h20. Às 7h15, a pista foi liberada para o tráfego de veículos.

Bombeiros conteram fogo próximo ao Teatro MunicipalReprodução TV Globo

Manifestações ocorrem em outros locais da capital. Há registro de protestos na Marginal Tietê e na Avenida Ipiranga, na área central de São Paulo. A Rodovia Presidente Dutra tinha bloqueios em Guarulhos, na Grande São Paulo, e nas cidades paulistas de Caçapava, São José dos Campos e Taubaté, informou a concessionária CCR NovaDutra.

Aeroviários protestam em frente ao aeroporto de Congonhas

Manifestantes do Sindicato dos Aeroviários que estavam protestando dentro do Aeroporto de Congonhas, na zona sul de São Paulo, seguiram por volta das 7h dessa sexta-feira, em passeata pela Avenida Washington Luís. A via ficou parcialmente interditada.

O grupo seguirá até a sede do Sindicato para assembleia. De acordo com informações de funcionários das companhias aéreas, os protestos da manhã desta sexta-feira geraram atrasos na maioria das viagens. Pelo menos cinco voos da Latam haviam sido cancelados. 

Procuradoria Geral irá multar manifestantes

O secretário municipal dos Transportes de São Paulo Sérgio Avelleda disse, em entrevista à rádio CBN, que o Sindicato dos Motoristas de Ônibus descumpriu decisão liminar judicial e que a Procuradoria Geral do Município já foi acionada para providenciar da Justiça cobrança de multa aos manifestantes. "Iremos pedir que os sindicatos sejam punidos pelo descumprimento da decisão judicial", afirmou.

Segundo Avelleda, as principais interrupções na cidade, por volta das 7h, erma a Avenida Ipiranga e o acesso ao terminal rodoviário do Tietê. A expectativa da Prefeitura, conforme o secretário, é que parte do sistema de ônibus seja normalizado no pico da tarde.

Avelleda disse ainda que 100% dos agentes da Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) estão trabalhando e negou adesão dos funcionários do órgão à greve.

Com informações da Agência Estado

Você pode gostar