Por rodrigo.sampaio

Brasília - O plenário da Câmara dos Deputados decide, nesta quarta-feira, sobre o afastamento do presidente Michel Temer. A sessão, que teve início às 9h, analisa o parecer da Comissão de Comissão e Justiça (CCJ). Os trabalhos devem se estender por todo o dia. 

ACOMPANHE A SESSÃO AO VIVO: 

A discussão da denúncia foi iniciada após 52 deputados, número mínimo para se abrir a sessão, terem registrado presença no plenário. A defesa de Temer e o relator terão, cada um, 25 minutos para falar. Após isso, cada deputado inscrito terá cinco minutos de fala.

A votação só pode começar com a presença de 342 parlamentares e será feita por chamada nominal, começando pelos deputados de um estado da Região Norte e, em seguida, os deputados de um estado da Região Sul. Os deputados terão 15 segundos para expor os argumentos e voto.

Algumas restrições de acesso à Câmara foram estabelecidas para a sessão desta quinta, entre elas a proibição da entrada de visitantes. O acesso só será permitido a deputados, ex-deputados, servidores credenciados e à imprensa credenciada para a cobertura das atividades da Câmara.

Oposição tenta obstruir votação

Parlamentares da oposição já estão na Câmara, mas não irão registrar presença para não dar quórum para a abertura da sessão que irá apreciar a denúncia contra o presidente Michel Temer. A ideia é manter essa estratégia também para evitar o quórum para a votação propriamente dita. A intenção dos partidos contrários ao governo é evitar que a denúncia seja votada durante a manhã ou à tarde.

De acordo com o deputado Glauber Braga (PSOL-RJ), assim que a discussão for aberta no plenário da Câmara, deputados oposicionistas irão se revezar no debate, a princípio, sendo um parlamentar por partido de oposição. Isso porque, mesmo que o deputado não registre presença, ao usar a palavra, ele passa a ser computado no quórum.

Pelo PSOL, o primeiro parlamentar escolhido a falar será o deputado Ivan Valente (SP). "O trabalhador brasileiro tem que assistir a votação e vamos fazer um esforço para que isso não ocorra nem pela manhã e nem à tarde", reforçou Braga.

Segundo ele, mesmo sem marcar presença no painel da Casa, a oposição estará presente no plenário para ir avaliando o quórum de votação ao longo do dia. 

Deputados entram com cartazes de 'Fora Temer'

Os deputados da oposição fizeram uma entrada simbólica no plenário com uma faixa e cartazes escritos 'fora, Temer'. Antes disso, parlamentares de vários partidos da oposição deram uma coletiva conjunta no Salão Verde da Casa para mostrar que estão unidos pela aceitação da denúncia contra o presidente Michel Temer. "Não há divisão na oposição", disse a deputada Jandira Feghali (PCdoB-RJ).

O deputado José Guimarães (PF-CE) prometeu "um longo e tenebroso inverno" na votação desta quarta, em referência à obstrução que a oposição pretende fazer para impedir o início da votação pelo menos de manhã e à tarde. "O governo que se rebole para ter quórum, pois não vamos dar moleza. Se houver quórum, vamos enfrentar o debate e a votação, mas nunca se viu um balcão de negócios como esse. O presidente Temer virou um despachante que só negocia votos", disse Guimarães, que é líder da minoria. 

Com informações da Agência Brasil e Agência estado

Você pode gostar