Por lucas.cardoso

São Paulo - Pesquisadores identificaram 381 novas espécies de plantas e animais na Amazônia, segundo um relatório do Fundo Mundial para a Natureza (WWF) e do Instituto Mamirauá apresentado nesta quarta-feira em São Paulo.

A lista inclui 216 plantas, 93 peixes, 32 anfíbios, 19 répteis, uma ave e 20 mamíferos, dois deles fósseis, enumera o relatório Novas Espécies de Vertebrados e Plantas 2014-2015. Em média, o estudo sugere a descoberta na Amazônia de uma nova espécie a cada dois dias, compartilhada por nove países.

Orquídea descoberta na AmazôniaJefferson Valsko - Inpa

O número de descobertas aumentou nos últimos anos graças a maiores investimentos, mas a tendência freou bruscamente, comprometendo as pesquisas.

"Estamos chegando no patamar do Brasil de 20 anos atrás e isso vai se refletir nos próximos relatórios", lamentou Ricardo Mello, coordenador do programa da Amazônia da WWF.

Além disso, "todas as espécies estão em locais onde o ser humano vem degradando a Amazônia" e isso "está acabando com as espécies mesmo antes de conhecê-las", advertiu.

Esta é a terceira edição do relatório, que registrou mais de 2.000 novas espécies nos últimos 17 anos.

Você pode gostar