Por rodrigo.sampaio

Brasília - Os ex-presidentes Luiz Inácio Lula da Silva e Dilma Rousseff foram denunciados na tarde desta quarta-feira pelo Procuradoria-geral da República. A denúncia, entregue por Rodrigo Janot ao Supremo Tribunal Federal (STF), alega que os petistas tentaram obstruir a Justiça. 

Lula e Dilma foram denunciados por Rodrigo Janot na tarde desta quarta por obstrução da JustiçaReprodução Twitter

A acusação de Janot é relativa à tentativa de nomear Lula ministro-chefe da Casa Civil de Dilma, em março de 2016. Na ocasião, Lula já era alvo da Operação Lava Jato.

Esta é a segunda denúncia de Janot contra Lula e Dilma em apenas 24 horas. Nesta terça-feira, o procurador atribuiu aos ex-presidentes a formação de organização criminosa.

Denúncia

Na última terça-feira, Rodrigo Janot apresentou uma denúncia criminal contra políticos do PT por formação de uma organização criminosa para atuar no esquema de corrupção na Petrobras. Entre eles estão Lula e Dilma e outros cinco ex-ministros.

Esta foi a segunda denúncia oferecida pela Procuradoria-Geral da República (PGR) contra políticos no ramo de investigação que apurou a organização entre políticos e operadores para atuar na petrolífera. Na semana passada, Janot denunciou políticos do PP, que é hoje a quarta maior bancada da Câmara dos Deputados.

Entre os denunciados estão ainda Antonio Palocci (Fazenda e Casa Civil), Guido Mantega (Fazenda), Edinho Silva, Paulo Bernardo e Gleisi Hoffman. E ainda o ex-tesoureiro do PT João Vaccari Neto

A investigação foi aberta na primeira leva de inquéritos pedidos por Janot ao STF na Lava Jato, em março de 2015. No meio do caminho, contudo, a própria PGR pediu para fatiar a investigação em 4 ramos: PP, PMDB do Senado, PMDB da Câmara e PT.

Com informações do Estadão Conteúdo

Você pode gostar