Hawking desafiou a ciência - JUSTIN TALLIS / AFP
Hawking desafiou a ciênciaJUSTIN TALLIS / AFP
Por

Reino Unido - Diagnosticado em 1964 com uma esclerose lateral amiotrófica (ELA), Stephen Hawking desafiou sua deficiência ao longo da vida, encontrando maneiras alternativas de se comunicar e se tornar um cientista de renome mundial.

"Minhas esperanças foram reduzidas a zero quando tinha 21 anos. Tudo o que aconteceu desde então é apenas um bônus. Tento fazer bom uso do meu tempo, porque todo dia pode ser o último", disse ele em 2004.

A doença rara, que destrói os neurônios motores, privou Hawking progressivamente da mobilidade e o confinou a uma cadeira de rodas, quase completamente paralisado e incapaz de falar, exceto através de um sintetizador vocal.

"Tratei de levar a vida mais normal possível e de não pensar na minha doença ou lamentar as coisas que não posso fazer, que não são tantas", afirmava Hawking.

Através da redação de artigos científicos, bem como um best seller internacional, 'Uma Breve História do Tempo', Stephen Hawking conseguiu expressar sua genialidade e compartilhar suas descobertas.

Você pode gostar
Comentários