Vacina AstraZeneca/Oxford contra a covid-19 - AFP
Vacina AstraZeneca/Oxford contra a covid-19AFP
Por O Dia
Rio - O porta-voz do Ministério das Relações Exteriores da Índia, Anurag Srivastav, afirmou nesta quinta-feira que é "cedo demais" para confirmar que o Instituto Serum, que está produzindo doses da vacina de Oxford, conseguirá importar o imunizante para outros países. O discurso do porta-voz contraria os planos do governo brasileiro que tem a previsão de enviar, hoje, um avião para buscar 2 milhões de doses da vacina contra a covid-19 em Mumbai. As informações foram divulgadas pelo jornal indiano "Times of India".
"É muito cedo para dar uma resposta específica sobre o fornecimento a outros países. Ainda estamos avaliando os cronogramas de produção e a disponibilidade para tomar decisões a esse respeito. Isto pode tomar algum tempo", afirmou Srivastava. A justificativa é de que o país tem como prioridade a vacinação da própria população, que está prevista para começar neste sábado. 
Publicidade
Apesar das incertezas, um integrante do governo informou ao Jornal O Globo que "está tudo bem encaminhado para que as vacinas possam chegar ao Brasil no início da próxima semana, respeitadas as circunstâncias da Índia". 
No dia 5 de janeiro, o Itamaraty confirmou a importação das doses do imunizantes produzidas na Índia. Em uma nota conjunta, o Ministério das Relações Exteriores e o Ministério da Saúde afirmaram as negociações para a importação do imunizante 'encontram-se em estágio avançado, com provável data de entrega em meados de janeiro'.